1° Encontro de Fanfarras no 7º ano da FANCEAM


O 1° Encontro de Fanfarras aconteceu, dia 15 de novembro de 2009, na cidade de Mairi, no feriado da Proclamação da República. Encontro este, organizado pela FANCEAM - Fanfarra do Colégio Estadual Abelardo Moreira, em comemoração aos  seus 07 anos. Para esta homenagem, foram convidadas as seguintes fanfarras: Fanjosf - Angico, Fancem - Mairi, Fantapi - Tapiramutá, Famuq – Senhor do Bonfim e Fancelem de Mundo Novo.

Estiveram presentes no evento, o Sr. Luiz Fernando, em nome de Márcio Meirelles Secretário de Cultura do Estado da Bahia, a Primeira Dama do município de Mairi Normeide Alves, a Srª Ana Conceição representante do Colégio Estadual Abelardo Moreira, o Sr. Gileno Sena e a Diretora de Cultura do município Elineuza Maria Gomes.


Em entrevista a Rádio Mairi FM o Sr. Luiz Fernando, parabenizou a Fanceam  e falou da satisfação em estar participando do primeiro encontro de fanfarras, que segundo ele, é uma forma de conhecer a situação de cada fanfarra e quantas existem no estado. Disse ainda que a fanfarra é uma grande atividade pedagógica na escola, um atrativo a mais e através dela pode-se revelar grandes talentos.
O Sr. Arsenio Jorge, professor de Biologia do Colégio Estadual Abelardo Moreira relatou que a FANCEAM, foi idealizada há muitos anos por seus ex-alunos, na época tendo na direção da escola a saudosa professora Maria de Lourdes Sena e em 15 novembro de 2002 o grande sonho foi concretizado, na administração da Professora Ana Conceição Borges, considerando esta data a oficial de sua fundação. Ao longo destes 07 anos a FANCEAM passou por muitas dificuldades, mas os componentes, juntamente com os professores colaboradores não desanimaram.

Atualmente, a FANCEAM com noventa componentes, vive tempos melhores, vários objetivos já foram alcançados, bem como, o troféu de 3º lugar conquistado em Pereira, além da grata satisfação em levar o nome da escola e da cidade de Mairi por toda região.

A Diretora de Cultura do município Elineuza Maria Gomes, disse a nossa equipe que essa iniciativa é um ponto para que as fanfarras, “que são grupos musicais instrumentais”, sejam objeto de estudo do Governo. E com esta proposta o Governo do Estado da Bahia abriu um processo de cadastramento ou seja, um registro de grupos, que segue até o dia 30 de novembro e que servirá para revelar quantidade de grupos baianos existentes e fazer um levantamento das principais dificuldades enfrentadas por essas bandas.

Ao término do evento, cada representante das fanfarras participantes, receberam da FANCEAM como forma de agradecimento, uma lembrança destacando a participação no 1º Encontro de Fanfarras no Município de Mairi.

Redação: Gidailma Souza – Mairi FM

Postar um comentário

0 Comentários