Alimentos da agricultura familiar vão integrar merenda escolar do Estado

A partir deste mês, a Secretaria Estadual da Educação (SEC) fará cumprir a Lei 11.974/09, que determina que 30% da merenda escolar fornecida para as escolas públicas estaduais sejam de alimentos provenientes da agricultura familiar. O objetivo é incentivar a produção dos agricultores familiares e contemplar os estudantes com um cardápio diversificado e mais saudável.
A previsão é de que sejam gerados para os agricultores familiares cerca de R$ 16 milhões ao longo deste ano, beneficiando mais de 1,2 milhão de alunos das escolas regulares, quilombolas, indígenas e de tempo integral.
Alface, batata, beterraba, couve, farinha de milho, leite, mandioca, repolho e frutas são alguns dos novos ingredientes, em substituição ao cardápio atual, que conta com 30% de alimentos derivados do leite e 70% de carnes, ovos, arroz, feijão.
O presidente da Assessoria e Comercialização da Agricultura Familiar, Manoel Sales, disse que o mínimo de 30% dos alimentos da merenda escolar, oriundos da agricultura familiar, vai atingir todas as associações ligadas à entidade. “Mais de 260 associações, sindicatos, colônias e cooperativas estão vinculados à nossa entidade”, destacou.

Fonte: Agecom BA

Postar um comentário

0 Comentários