Baú de Leitura é avaliado em etapa final do Prêmio ODM

 
O projeto Baú de Leitura, do Programa de Educação do Campo, inicia o ano de 2010 sendo um dos 37 finalistas da 3ª edição do Prêmio ODM Brasil. No dia 26 de janeiro o equipe de Educação do MOC, junto à secretária de Educação do município de Barrocas, Jackeline Avelino de Queiroz, as coordenadoras do projeto no município, Adriana de Oliveira e Luzinete Silva, e a estudante Laisa Gonçalves de Damião, receberam  Sandro Pereira Silva, técnico do Instituto de Pesquisa e Economia Aplicada (IPEA).

A visita, que foi realizada na sede da entidade devido ao período de férias, teve como objetivo avaliar a experiência, que é uma das selecionadas como finalistas na categoria organizações. Segundo Sandro Pereira, prêmio é uma iniciativa que busca da voz a estes projetos. “Muitas experiências interessantes acontecem e não se tornam conhecidas. Projetos que tem potencial de replicabilidade ficam desconhecidos para sociedade e governo, o prêmio é uma oportunidade de dar visibilidade e quem sabe torna-los uma política pública”, afirma o técnico.

Contando histórias - Durante a visita ele pôde conhecer o resultado do trabalho com as crianças a partir da leitura contextualiza. A estudante da 8 ª série, Laisa Damião, 13 anos, é moradora do município de Barrocas e apresentou um das diversas histórias contadas e interpretadas a partir dos livros que fazem parte do baú.

Segundo ela, que está no projeto desde os 7 anos, o projeto é bom e divertido, o gosto pela leitura torna fácil a memorização das histórias. “ Não é difícil memorizar , nós sempre treinamos antes de iniciar a contação de histórias para a turma, quando roupas para nos vestirmos como personagem é melhor ainda”, explica Laisa, que filha de violeiro, e costuma se apresentar nas amostras de arte e cultura da comunidade onde vive.

De acordo com Adriana de Oliveira, uma das coordenadoras do projeto no município de Barrocas, a partir da contação de histórias o aluno se sente mais motivado para a leitura. “Nós buscamos passar expressão, tom de voz, gestos e elementos do teatro para auxiliar ao contar uma história, isto tem ajudado a formar alunos mais desinibidos e com mais vontade de ler e estimular outros alunos a lerem também”, ressalta a coordenadora.

Luzinete Lima, que também coordena o projeto fala que percebe a diferença entre os alunos que participam e os que não participam. “Os alunos que fazem parte do projeto são mais esforçados e conseguem sempre associar a história que aprendem com própria vida deles”, afirma.

O Prêmio - O Prêmio ODM Brasil incentiva ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, o Governo Federal criou o Prêmio ODM Brasil.
O Prêmio é uma iniciativa pioneira no mundo e foi proposto pelo Governo Federal na abertura da 1.ª Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, em 2004. A ação conta com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e de um conjunto de empresas e associações do setor privado.

O MOC foi vencedor do prêmio na segunda edição através do Projeto Mãos que Trabalham. O resultado desta edição será divulgado no mês de março, durante cerimônia de premiação, com a provável presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

http://www.moc.org.br/

Postar um comentário

0 Comentários