Rio de Contas é eleita a Cidade Baiana da Cultura 2010


Quinze Cidades - Oito Territórios

Cachoeira, Rio de Contas, Itaparica, Santo Amaro, Cabaceiras do Paraguaçu, Serrinha, São Francisco do Conde, Jacobina, Sapeaçu, Seabra, Amargosa, Ilhéus, Itabuna, Maetinga e Jequié. No total, quinze cidades baianas se inscreveram na primeira edição do concurso Cidade Baiana da Cultura, que teve as inscrições encerradas no último dia 26 de fevereiro. As cidades representam oito territórios baianos: Vale do Jiquiriçá (Amargosa), Recôncavo (Cachoeira, Cabaceiras do Paraguaçu, Sapeaçu, São Francisco do Conde, Santo Amaro), Litoral Sul (Ilhéus, Itabuna), Metropolitana (Itaparica), Piemonte da Diamantina (Jacobina), Médio Rio de Contas (Jequié), Vitória da Conquista (Maetinga), Chapada Diamantina (Rio de Contas, Seabra) e Sisal (Serrinha). A divisão territorial da Bahia distingue os municípios por identidade cultural.

Localizada a 783 quilômetros de Salvador, Rio de Contas – município baiano de quase 14 mil habitantes – é a Cidade Baiana da Cultura 2010. Com pouco mais de mil e cinqüenta quilômetros quadrados, Rio de Contas obteve a maior pontuação na soma das notas recebidas pelos cinco membros da comissão – que seguiram rigorosamente o regulamento. Em 2º, 3º e 4º lugares ficaram Cachoeira, Jacobina e São Francisco do Conde, respectivamente.

Para o coordenador do concurso Cidade Baiana da Cultura 2010, André Reis, o resultado da iniciativa e a adesão das cidades rende boas expectativas para o próximo ano: “Foi gratificante perceber o envolvimento e esforço das cidades em apresentar a sua riqueza cultural. Todas elas serão beneficiadas, pois iremos trabalhar na divulgação dos municípios e no cadastramento dos seus hotéis e pousadas”, diz o sócio da Gtrês, produtora responsável pela realização do projeto.
A escolha da cidade considerou a qualidade e viabilidade do programa cultural apresentado, a contribuição para o fomento da inovação artística e a criação de novas formas de ação e de diálogo cultural, a participação das camadas sociais menos favorecidas economicamente em ações que contribuam para a sua inclusão social e cultural, o fomento ao turismo cultural de qualidade, o grau de coesão social (participação do poder público, iniciativa privada e sociedade civil) em torno da candidatura da cidade, entre outras questões.

Fonte: http://chapadadiamantinabrasil.blogspot.com/2009/09/chapada-dimanatina-rio-de-contas.html











Postar um comentário

0 Comentários