I Seminário Internacional de Capoeira Grupo Jacobina Arte

Aconteceu na tarde de domingo dia 04 de abril de 2010 às 16:00h o I Seminário Internacional de Capoeira Grupo Jacobina Arte no Ginásio de Esportes, com a presença de Mestres, Contra-Mestres, Professores de toda Bahia e também da Europa. Além do Vice-Prefeito José Bonifácio, Secretária de Assistência Social a Srª Normeide Alves, O Sr. Darielson Superintendente de Esportes, O Sr. Gileno Sena e a Srª Elineuza Gomes Diretora do Departamento Municipal de Cultura.


O Contra-Mestre Lú da Cidade de Mairi, agradeceu a todos pela presença e relatou da gratificação em estar recebendo capoeiristas de toda a Bahia: Mairi, Várzea da Roça, Jacobina, Feira de Santana, Salvador, América Dourada, Bonito, Mundo Novo,Capim Grosso, Saúde, Lapão, Rui Barbosa, Mato Grosso e da Europa. 



Carlos Alberto Diretor de Cultura da cidade de Bonito disse: “Pra nós que trabalhamos com cultura, este intercâmbio entre cidades e a realização deste evento extraordinário para o fortalecimento da cultura no município e da região. Um belo trabalho que retira as crianças da rua coloca no ambiente escolar e transforma em cidadãos de bem”.

Elineuza Gomes Diretora do Departamento Municipal de Cultura relatou da importância do evento e da troca de experiências, entre os brasileiros e os estrangeiros. É uma energia maravilhosa, principalmente para as crianças que tiveram oportunidades de estar presente neste encontro.
A iniciativa foi do Contra-Mestre Lú, que nos procurou e o poder público através do Departamento de Cultura, assumiu junto com ele este evento, dando total apoio. Relatou a Srª. Elineuza Gomes.


O Mestre Laurival da cidade de Rui Barbosa, considerado o Mestre dos Mestres da Capoeira, relatou que no ano de 1986, foi à cidade de Jacobina com os Padres da Grécia e começou a trabalhar com 300 crianças. Deu início com aulas de Capoeira, transformando-os em “Grandes Mestres da Capoeira”.  

 Marcos Paulo Almeida Brandão (Mestre Pitbull) começou a treinar Capoeira na idade de 8 anos com o Mestre Laurival Academia Sereia Do Mar em Jacobina, durante 8 anos. Tornou-se professor e criou sua própria filial em Jacobina no ano de 1990. Em 2000, ele chegou à Grécia, onde criou o grupo Jacobina Arte, atualmente continua a ensinar na Grécia e viaja espalhando a arte de muitos países, a realização de seminários e festivais na Europa e no Brasil.

Em entrevista a Rádio Mairi FM ele traduziu a Capoeira como uma Filosofia de vida, uma arte, cultura e poesia. 

Redação: Gidailma Souza
Fotos: Em instantes

Postar um comentário

0 Comentários