Direitos Humanos: Personalidade dos presos será avaliada pela Escala Hare

Psicólogos que atuam nas unidades prisionais do estado terão agora uma ferramenta importante para avaliar o grau de risco da reincidência criminal dos internos. Trata-se da Escala de Verificação de Psicopatia (PCL-R), conhecida como Escala Hare, tema de seminário iniciado, nesta quinta-feira (20), na Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH).

O instrumento, que pondera traços de personalidade dos indivíduos, foi apresentado a 42 psicólogos e serve para avaliar o grau de periculosidade e de readaptabilidade à vida comunitária dos presos custodiados pela secretaria.

A partir de estudos e de uma análise do comportamento dos internos, de maneira continuada, será possível detectar se o indivíduo possui características que possam levá-lo à reincidência. “Nós não temos o poder de predizer o que vai acontecer no futuro. Podemos apenas descrever que, com tais características, há maior probabilidade dessa pessoa voltar a delinquir, porque o próprio comportamento criminoso depende de múltiplos fatores”, destacou o coordenador do Programa de Psiquiatria e Psicologia Forense do Departamento e Instituto de Psiquiatria de São Paulo, Antônio de Pádua Serafim, o instrutor da capacitação.

Ao psicólogo é dada a função de conhecer, dentro do praticável, o mundo psíquico do indivíduo para que seja possível construir hipóteses capazes de explicar sua conduta. Para isso, algumas questões são essenciais no momento da avaliação dos internos.

Ele precisa, por exemplo, ter claro todo o contexto no qual o diagnóstico está sendo feito, deve tomar conhecimentos dos fatos, realizar um cuidadoso estudo das hipóteses, para daí desenvolver uma estratégica eleição do instrumento de avaliação.

Fonte: Agecom

Postar um comentário

0 Comentários