Saúde

Sábado é dia de vacinar crianças até cinco anos contra a poliomielite

Sábado (12) é o Dia Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite. Em todo o país, as crianças até cinco anos devem ser levadas a um posto para a primeira etapa da campanha, que quer imunizar mais de 14 milhões de crianças em todo o Brasil.


Na Bahia, a expectativa da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) é de vacinar cerca de 1,2 milhão de crianças. A campanha tem como principal objetivo manter a erradicação da doença no Brasil.

A coordenadora do Programa de Imunização da Sesab, Fátima Guirra, afirmou que ainda existe o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país, devido à importação de casos provenientes de países endêmicos, como Nigéria, Índia, Paquistão e Afeganistão.

“A vacina oral contra a poliomielite é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a única capaz de viabilizar a erradicação global da doença. O Brasil vem mantendo as coberturas vacinais, mas existem fatores de risco que podem ocasionar a reintrodução do poliovírus, entre eles o intenso fluxo de viajantes internacionais”, alertou a coordenadora.
A vacinação, no próximo sábado, envolverá mais de 27 mil trabalhadores e voluntários e terá oito mil postos em todo o estado, entre fixos e volantes. Em algumas diretorias regionais de Saúde (Dires), equipes já deram início à vacinação.

Agecom

Postar um comentário

0 Comentários