Absurdo: Área de conservação ambiental vira lixão

A cinco quilômetros da Praia do Espelho, em Trancoso, distrito de Porto Seguro, uma área de proteção permanente (APP) é utilizada, há 12 anos, como um lixão clandestino.

No local, que tem remanescente de mata atlântica, foram despejados mais de dez mil quilos de lixo nesta terça-feira (6), após quase um mês sem recolhimento do material na praia. O lixo foi jogado na APP com a conivência da prefeitura local, que cedeu dois funcionários da Secretaria de Serviços Públicos para ajudar na coleta. A praia do espelho ganhou cinco estrelas do Guia Quatro Rodas e foi destacada pelo jornal americano The New York Times como um das mais belas do mundo.

Os moradores pagaram R$ 7 por cada uma das quatro viagens feitas para recolher o lixo. Eles disseram que não têm outro local para jogar o material e culparam a prefeitura. O secretário de Meio Ambiente, Hélio Brasil, e moradores locais se reuniram para tentar encontrar uma solução, e um plano de ação deverá ser divulgado nos próximos dias. O Instituto do Meio Ambiente (IMA) já notificou a prefeitura.

Informações do A Tarde.

Postar um comentário

0 Comentários