Saúde:

A busca de medicamentos ultra-específicos que vêm ao encontro de características particulares da genética da célula cancerosa em estudo é uma grande tendência da medicina. A situação foi mostrada em recente congresso da American Society of Clinical Oncology (ASCO). Segundo Artur Malzyner, médico oncologista do Hospital Albert Einstein, o encontro discutiu como encontrar as chaves adequadas em busca de tratamentos específicos para tipos específicos de câncer que podem ser caracterizados de acordo com a genética das células cancerosas.

“Os resultados dos estudos mostram as mudanças que vão se processando na oncologia. Desde a busca de chaves para evitar a progressão da célula cancerosa, até para evitar a progressão do câncer, que impedem a progressão dos vasos sangüíneos que alimentam o câncer.” Um dos estudos que enfatizou esse assunto foi o de bevacizumabe em câncer de ovário e de glioblastoma.

Esses estudos mostram o aspecto de terapias dirigidas a certos alvos, não da célula cancerosa, mas relacionados a possibilidade das células cancerosas, de conseguir alimentação e nutrição por meio do vaso sangüíneo. O bloqueio deste segmento da progressão da célula cancerosa é um passo importante no tratamento do câncer.

Buscar a nova tendência de evitar a progressão ou produzir a regressão de um câncer baseado nas características genéticas, específicas daquela célula cancerosa, parece uma grande tendência do momento. Houve um grande reforço na utilização de vários medicamentos na manutenção, como o erlotinib em câncer de pulmão que são dados definitivos que mostram a importância desse medicamento na doença, e o rituximabe na manutenção do tratamento do pacientes com linfoma indolente.

Depois de dez anos sem um medicamento novo para o tratamento de câncer de ovário, os resultados do estudo de Avastin® (bevacizumabe) no tratamento de mulheres com essa doença foi uma grande novidade. O estudo GOG 0218 é o primeiro de Fase III de um medicamento antiangiogênico em câncer de ovário avançado que consegue alcançar o objetivo primário.

Tribunadabahia.com.br

Postar um comentário

0 Comentários