Piercings são um perigo para a saúde

Se fosse há alguns anos, certamente a estudante Isabela dos Santos Gonçalves pediria de presente de 15 anos um pomposo baile de debutante e outros mimos típicos da idade. Em pleno século XXI, porém, o maior desejo da jovem é fazer uma tatuagem e colocar um piercing na língua.

“Todos os meus amigos da escola têm”, argumenta, em busca da aprovação dos pais, que autorizaram apenas a “tatoo”. O que é uma decisão acertada, segundo especialistas, que alertam sobre os riscos destes objetos, em tecidos moles, como língua e lábios. “Os piercings favorecem a proliferação de bactérias na boca e podem provocar inflamações crônicas, como gengivite, periodontite e até mesmo, fraturas nos dentes”, ressalta a cirurgiã dentista, Ana Clara Santana Muniz.

Atuante nas áreas de clínica geral, ortodontia e próteses dentárias, a especialista contra-indica o uso destes assessórios. “Não há nenhum benefício, pelo contrário, há um grande potencial patogênico”, alerta, destacando que, em algum momento, o objeto vai provocar uma lesão. “A boca já é um meio com muitas bactérias, se a pessoa tem uma pequena ferida e esta ferida não é devidamente tratada, isso pode evoluir para algo mais grave”, explica.

Os maus hábitos higiênicos têm ligação direta com as doenças da gengiva, que nos jovens e adolescentes são ainda mais frequentes. “Eles são mais relapsos com relação à higiene bucal, com isso acabam sendo as maiores vítimas”, diz. Para quem já usa piercings, a dentista recomenda escovar os dentes e utilizar enxaguante bucal, após cada refeição. “Não acabam, porém, reduzem os riscos”, completa.

Tribunadabahia.com.br

Postar um comentário

0 Comentários