Mairi: Plebiscito Popular da limitação da propriedade rural

Em reunião realizada no Salão do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Mairi, haverá Urnas na Feira Livre amanhã (sábado), e até dia 07 no STTR, no Salão Paroquial e na Igreja Católica. Participe do PLEBISCITO POPULAR - LIMITE DA PRPRIEDADE DA TERRA UM DIREITO DO POVO UM DEVER DO ESTADO.


A concentração de renda é um problema no país quase irreparável, dada a dimensão dessa concentração e a falta de medidas efetivas que permitam uma distribuição mais justa das riquezas nacionais. Aliada à concentração de renda, a concentração de terras também tem sido alvo de muitas críticas por ser mais um fator que contribui para as desigualdades socioeconômicas no Brasil.

Em face dessa situação, os movimentos sociais brasileiros estão lançando o primeiro plebiscito popular que propõe a limitação da propriedade rural no país. Muitas pesquisas comprovam que o Brasil está entre os primeiros países do mundo em concentração de terra. Ou seja, existe muita terra nas mãos de poucos brasileiros, de uma minoria da sociedade brasileira. Esse é um grave problema porque prejudica a sobrevivência de milhares de pessoas, especialmente as que nasceram, cresceram e trabalham no campo, mas não possuem uma mínima extensão de terra para cuidar de seu próprio negócio que proverá, com maior dignidade, o sustento das suas famílias. Além dessas pessoas, o problema também afeta diretamente os moradores urbanos. Uma vez que o êxodo rural é um fenômeno constante na sociedade brasileira, as médias e grandes cidades do país acabam por se sentir sufocadas com um extenso contingente demográfico. Os inchaços da cidade, por sua vez, tornaram-se mais um problema da sociedade brasileira.

A limitação da propriedade rural vem justamente cuidar do problema da concentração de terras e dos inchaços urbanos, uma vez que não permitirá a existência de propriedade com mais que 35 módulos fiscais de terra e, desse modo, contribuirá para haver mais terras disponíveis para mais brasileiros. Além disso, servirá também para fazer com que a propriedade rural atenda de forma mais efetiva a sua função social, a qual preceitua o artigo 186 da Constituição Federal de 1988.

Para maiores informações consultem o site: www.limitedaterra.org.br

Postar um comentário

0 Comentários