Agricultura: Fórum amplia diálogo entre Estado e secretários municipais da Agricultura

Em reunião, realizada ontem (17), na sede da Fundação Luís Eduardo Magalhães, no Centro Administrativo, cerca de 300 secretários municipais da Agricultura, no estado, decidiram aceitar a proposta da secretaria estadual (Seagri) de criação do Fórum Estadual de Secretários de Agricultura da Bahia para debater os problemas do setor e as alternativas de solução.

O secretário Eduardo Salles explicou que assim será possível planejar o desenvolvimento dos municípios. O encontro contou com a participação de todos os superintendentes e diretores dos órgãos vinculados à Seagri e a expectativa é que a primeira reunião do fórum aconteça até o mês de maio de 2011.
De acordo com o secretário de Ibirataia, Dorgival Neto, “desburocratizar o acesso aos programas é a prova de que o que é bom pode sempre melhorar. Este evento abriu as portas para a democracia na agropecuária baiana”. O secretário de Maracás, Gilmar Rocha, disse que o “encontro foi de grande importância para a elaboração de um plano de assistência técnica e extensão rural, além de permitir aos secretários ter acesso a informações essenciais para o desenvolvimento rural sustentável e a elaboração e encaminhamento de projetos”.

O secretário de Jequié, Walter Filho, considerou a reunião “um marco para o crescimento da agricultura familiar no município”. Seu colega de Itagi, Railton Ramos, afirmou que “esse momento representa para a nossa região o estreitamento das relações entre a Seagri e os municípios, na perspectiva de fortalecimento da agricultura familiar e do agronegócio da Bahia”.

Um marco histórico para a agropecuária do estado é como avalia o evento o secretário de Mucuri, Jair Gustavo, acreditando numa melhora ainda mais da aplicação das políticas públicas voltadas para agricultura. Para o secretário de Iaçu, Jordilton Couto, “o evento é a prova de que a agropecuária da Bahia vem sendo tratada com seriedade. Estamos vivendo a época em que cada secretário pode amadurecer seus conhecimentos com os programas criados em favor da agricultura familiar”.

Fonte: Agecom

Postar um comentário

0 Comentários