BAHIA: Fragmentos de meteorito são encontrados em Feira de Santana

Dezenas de fragmentos rocha escuras de brilho metálico encontrados por uma moradora do bairro Gabriela, localizado na periferia do município de Feira de Santana, a 108 km de Salvador, em dezembro do ano passado, são na verdade pedaços de um meteorito.
 A informação foi confirmada, ontem, pelo Observatório Astronômico Antares, da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). O material do tipo ferroso foi classificado pelos astronômos depois da realização de análises e foi doado ao Antares para ser utilizado em pesquisas científicas.
 Os meteoritos, por conta do atrito com o ar, ficam incandescentes e produzem o fenômeno luminoso chamado de estrela cadente. Segundo informações do Observatório Astronômico Antares, outro caso registrado na Bahia ocorreu em 1784, em Bendengó, na cidade de Monte Santo, a 352 km de Salvador. A rocha foi transportada em 1887 para o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, por iniciativa de Dom Pedro II. O Brasil tem cerca de 60 meteoritos reconhecidos pela ciência.
 (A Tarde)

Postar um comentário

0 Comentários