MAIRI: Inauguração do CREAS

Foi inaugurado na manhã desta terça-feira o Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS (Casa da Esperança) situado a Rua João Pessoa Mairi/Ba, uma unidade de serviço de proteção social especial (média complexidade), para atendimento de famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social.
Em entrevista no Programa de Jornalismo Notícias Mairi FM A Secretária de Assistência Social do Município a Srª. Normeide Alves explicou que estar em situação de risco pessoal e social significa ter os direitos violados, ou estar em situação de contingência (pessoa com deficiência ou idosa necessitando de atendimento especializado).
A Psicóloga Mabi e a Assistente Social Núbia relataram que o trabalho será baseado em um atendimento personalizado e continuado, exigindo intervenções especializadas, e que acontece desde a escuta, feita por profissionais, até os encaminhamentos para a rede de proteção social e o sistema de garantia de direitos.
A Coordenadora Cleuza disse que o município vence mais uma etapa e que a população visite o CREAS co a certeza de que os profissionais estarão prontos para recebê-los.
São objetivos do CREAS: Fortalecer a família função de protetora de seus membros; Incluir as famílias na rede de proteção social e nos serviços públicos; Romper com o ciclo de violência no interior da família; Oferecer condições para reparar danos e interromper a violação de direitos; Prevenir a reincidência de violações de direitos.
Nos CREAS são atendidos: Mulheres, pessoas idosas, crianças, adolescentes e famílias vítimas de violência doméstica: que acontecem nas situações de trabalho infantil, abuso e exploração sexual, violência física, psicológica e negligência, afastamento do convívio familiar por medida socioeducativa ou de proteção, discriminação, e outras situações.
Adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto (Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade).
Para as pessoas terem acesso aos serviços, a exemplo: Crianças e adolescentes normalmente são encaminhados pelo Conselho Tutelar, ou por pessoas que espontaneamente buscam apoio por elas. Também podem buscar sozinhas este amparo, assim como as demais pessoas vítimas de violência.
O Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS fica localizado à Rua João Pessoa, atendimento de segunda a sexta-feira, durante todo o dia.
 Redação: Gidailma Souza

Postar um comentário

0 Comentários