SAÚDE: Bahia tem 1.608 casos de dengue registrados em 2011

A Bahia já registrou 1.608 casos de dengue desde o início deste ano. Dos 142 municípios que registraram casos da doença, 10 concentram 60,9% dessas notificações. São eles: Barreiras, Ireçê, São Gabriel, Feira de Santana, Gentio do Ouro, Jussara, Ibipeba, Ilhéus, Ibititá e Cristópolis. De acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), comparando os dados com o mesmo período do ano passado é possível identificar uma redução de 31,3% no número de ocorrências. Em janeiro de 2010, o sistema de informação epidemiológica registrou 2.341 casos.

Embora a redução seja considerável, não é motivo para comemoração: das 417 cidades baianas, 198 apresentam "risco alto" ou "risco muito alto" de sofrer um epidemia de dengue ainda em 2011, segundo os critérios de vulnerabilidade da Sesab.

Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesab, Jesuína Castro, há atualmente no Estado uma circulação viral intensa de três dos quatro sorotipos da dengue, e um aumento expressivo das formas graves da doença vem sendo verificado. "É preciso estar atento aos jovens com menos de 15 anos, pois são indivíduos que nunca tiveram contato com o vírus e, portanto, são mais suscetíveis à doença", disse Jesuína.

Em Salvador, os 10 bairros com maior índice de infestação são Alto do Cabrito, Canabrava, Itacaranha, Fazenda Coutos, Periperi, Liberdade, Curuzu, Mata Escura, Tancredo Neves e Sussuarana.

Em 2009, 124 mil casos foram registrados na Bahia, 67 pessoas morreram. Em 2010, foram 60 mil infectados e 37 mortos.

Fonte: A Tarde Online.

Postar um comentário

0 Comentários