EDUCAÇÃO: TECNOLOGIA LEVA O ENSINO MÉDIO A MAIS DE 12 MIL ESTUDANTES DO INTERIOR DA BAHIA

A partir desta segunda-feira (14), mais de 12 mil estudantes estão de volta às salas de aula por meio do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emit). O programa empreendido pela Secretaria Estadual da Educação (SEC) consiste na transmissão ao vivo dos conteúdos escolares a 362 localidades, distribuídas em 133 municípios do interior baiano.

O objetivo principal da iniciativa é proporcionar uma alternativa pedagógica a jovens e adultos que moram e trabalham em locais distantes ou de difícil acesso, normalmente da zona rural. “Com a intermediação tecnológica, os alunos ficam mais próximos de tudo que é contemporâneo, de forma simples e rápida. Todas as novidades referentes a cultura, formação e cidadania chegam a eles, o que leva à inclusão social”, disse a coordenadora-geral do Emit, Letícia Machado.

Ela explicou que este é o primeiro ano de aplicação do programa nesses moldes. “Tínhamos o EmC@mpo, voltado exclusivamente para a zona rural. Agora, incluímos o terceiro ano do ensino médio, para moradores da zona urbana, e ampliamos o projeto de aprendizagem, voltado para que todos os alunos sejam capacitados a dar seguimento nos estudos com vista às faculdades de ensino a distância”.

Apesar de abranger moradores da área urbana, Letícia destacou que a maioria dos estudantes matriculados é da zona rural, o que leva ao desafio constante de equiparar o acesso ao ensino em diferentes regiões do estado. “Assim, pretendemos fazer dele um programa de referência nacional, porque, nos mesmos moldes, existe apenas um no país, na Amazônia”. Para isso, uma equipe especializada de técnicos e um quadro qualificado de 35 professores concursados trabalham diariamente em estúdios instalados no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador. O ano letivo é semelhante ao do ensino médio presencial, com 200 dias. A diferença é a quantidade de aulas diárias. São três disciplinas, com horários mais extensos, para facilitar a organização de professores e a aplicação de atividades.

Fonte: Agecom

Postar um comentário

0 Comentários