4ª etapa do Todos Pela Alfabetização começa em 366 municípios


Com 283 mil alunos matriculados e previsão para durar oito meses, a Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC) iniciou a quarta etapa do Programa Todos Pela Alfabetização (Topa). Nesta fase, as aulas serão ministradas em 366 cidades. O programa, que atende jovens acima de 15 anos, adultos e idosos, alfabetizou 751 mil pessoas, desde 2007, e é realizado em parceria com prefeituras e entidades da sociedade civil organizada. Nesta quarta etapa, 554 instituições participam do programa.

Por todo o interior, as salas de aula reúnem as histórias mais diversas como a de dona Jesuína Gomes, moradora de Brumado, na região sudoeste do estado. Ela, que não pôde estudar quando era jovem, aos 57 anos, realiza o sonho de ser alfabetizada. “Naquele tempo meu pai me proibiu de frequentar a escola com medo de que eu aprendesse a escrever cartas para namorados. Era um mundo cheio de preconceitos com as mulheres. Só meus irmãos estudaram, mas agora tenho essa chance”, comenta emocionada.

Postar um comentário

0 Comentários