Trabalhadores rurais de Ichu tentam resgatar mais uma tradição que está se acabando na região



Aconteceu hoje (23) no município de Ichu-Ba região sisaleira do Estado mais um evento cultural que faz parte da tradição nordestina, estou falando do BOI DE ROÇA conhecido tradicionalmente como BATALHÃO, este evento aconteceu na fazenda Massapê do senhor José Hildebrando Carneiro que fica a cerca de 4 Km da cidade de Ichu.

Em conversa com o Senhor Hildebrando (foto) que é o proprietário da fazenda, ele lamenta o desprezo para com esta tradição que segundo ele muitos nordestinos principalmente neste município estão deixando para traz, ainda segundo o senhor Hildebrando esta tradição tem passado de pai para filho, e assim como veio de meu pai "o saldoso José Ilário Carneiro" tento manter esta tradição e espero que meus filhos continue porque eu adoro samba e a cantoria de roça afirma.
Conversando com um de seus filhos o senhor José Reginaldo Carneiro (foto) ele disse que o que depender dele para continuar com esta tradição que ele fará pois segundo ele acha muito bonito.


Veja outras Imágem deste evento:
Este é o momento considerado mais bonito do evento, é quando troca-se as bandeiras (vermelha por branca) ao som das cantorias em rítimo de arremate.

Durante todo dia o pessoal trabalham duro e cantam chulas, batuques e arremate.

Enquanto os homens trabalham, as mulheres na cozinha preparam a comida para o pessoal.

Esta é a casa da fazenda do senhor Hildebrando Carneiro, neste terreiro é onde será a apresentação da Bandeira, na varanda desta casa realizará o grande samba.

Este é o momento que os trabalhadores realizam a apresentação da Bandeira.

As mulheres e as crianças apreciavam a apresentação da Bandeira.
Aquir as mulheres caindo no samba de pé.


A dupla Dorinho e Carlito cantam o arremate durante apresentação da Bandeira.

E o samba não parava a todo momento.
E continua o samba comendo no centro da varanda, é pandeiro, viola e as palmas das mãos.

E continua a cantoria entoado pelos trabalhadores.

Agradecemos ao senhor Hildebrando com sua esposa dona Maria e seus filhos Edivaldo (foto), Reginaldo e Sandra, sem esquecer de sua nora Eriane, por nos receber muito bem neste dia e principalmente pelo evento que foi extraordinário na preservação desta tradição que com certeza nunca se acabará.


Fonte: http://www.ichunoticias.com/

Postar um comentário

0 Comentários