Educação, meio ambiente e cultura são prioridades no PPA da Bacia do Jacuípe

Mais uma etapa do Plano Plurianual (PPA) Participativo foi cumprida neste sábado (21), no município de Riachão do Jacuípe, onde mais de 130 representantes das 14 cidades que formam o Território de Identidade da Bacia do Jacuípe estiveram reunidos.

Durante todo o dia, saúde, educação, meio ambiente, infraestrutura e outros temas foram discutidos para que o orçamento do Estado para o período 2012-2015 possa promover o desenvolvimento econômico e social da região.
Democracia participativa
Para Marcelo Rocha, um dos coordenadores do PPA-Participativo, a participação da sociedade é fundamental para definir o que é melhor para ela própria. “O governo tem ouvido a população e desde 2007, quando a gente fez o primeiro PPA, a gente acertou muito seguindo essas indicações. Está aí o Água para Todos, que nasceu do PPA”.
Rocha acredita que, como desta vez as propostas foram debatidas com antecedência nos municípios, o governo terá condições de fazer muito mais, graças à democracia participativa. “A gente viu que as plenárias que foram desenhadas para cerca de 200 pessoas estão atraindo até 300 representantes, com sugestões e críticas construtivas”.

PPA-Participativo
Feira de Santana foi a primeira cidade a receber o PPA-Participativo, no dia 5 de abril. Até o dia 27 de maio, todos os 26 territórios de identidade terão sido ouvidos. Neste processo, diversos canais de atendimento estão viabilizando a participação popular que, por meio das plenárias, é dividida em grupos de núcleos temáticos, colocando em pauta suas necessidades, problemas e sugestões.

Ao final dos encontros, cada eixo estruturante deve apresentar 15 propostas que vão orientar a elaboração do planejamento de médio prazo com diretrizes estratégicas detalhadas nas Leis Orçamentárias Anuais (Loas).
Além da participação presencial durante as reuniões, qualquer pessoa também pode dar sua sugestão pela internet no site do PPA-Participativo, pelo telefone da Ouvidoria (0800-284-0011), ou pelos Serviços de Atendimento ao Consumidor (SACs) ou Centros Digitais de Cidadania (CDCs) em todo o estado.

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