Piemonte da Chapada e Bacia do Jacuípe discutem Meio Ambiente

Foi realizado durante todo o dia desta sexta-feira no Centro de Treinamento de Líderes de Baixa Grande, apresentações realizadas pelos municípios da Piemonte da Chapada e do Território da Bacia do Jacuípe, para a realização do diagnóstico da agricultura camponesa e denunciar as ameaças provocadas pelos grandes projetos, monocultura, agrotóxicos e mineração.

O 1º Seminário sobre o Meio Ambiente discutiu o uso indiscriminado de agrotóxicos e a degradação ambiental, que como demanda e objetivo criar alternativas para a atividade econômica da agricultura familiar na região sem degradar o meio ambiente. Presentes no evento representantes dos municípios de Itaberaba, Ruy Barbosa, Baixa Grande, Pintadas, Macajuba, Pé de Serra, Várzea do Poço e Mairi.

O vice-presidente do Sindicato do STTR de Mairi o Sr. Jurandir destacou o uso ilegal do agrotóxico, desmatamento e a crise da identidade do agricultor familiar, disse também que segundo o Censo Agropecuário, há 37.270 cabeças de bovinos. Em 2010 o município de Mairi produziu 7.136 Kg de mel, houve a plantação de 3.032 mudas e o extrativismo que vem gerando renda no município, cerca de 17 toneladas de licuri foram vendidas.
Para o biólogo e professor de Mairi, Arsenio Jorge para não haver a perda da diversidade do meio ambiente é necessário que haja uma educação ambiental, tendo como parceria os defensores e fiscalizadores.

As Rádios Comunitárias de Baixa Grande (Ediomário Catureba) e Mairi FM (Gidailma Souza) fizeram a cobertura do evento com flashs Ao Vivo e entrevistas.

Entrevista com o Advogado Sander Prates

Entrevista com Cláudio Coordenador do evento
Redação: Gidailma Souza

Postar um comentário

0 Comentários