Curso de Qualificação do Trabalho Doméstico está sendo realizado na cidade de Mairi

A Prefeitura Municipal de Mairi, através da Secretaria Municipal de Assistência Social está realizando o curso de Qualificação para o Trabalho Doméstico. O Curso começou no dia 30 de maio e encerra dia 25 de julho, o referido curso está sendo realizado no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), beneficiando 24 trabalhadoras domésticas que estão participando das aulas. O curso é ministrado todas as noites pela coordenadora Cleusa Gonçalves e a professora Tatiane. Esta é uma grande oportunidade que está sendo aproveitada, e todas participantes irão receber o seu certificado assim que concluírem a jornada.
As trabalhadoras domésticas estão recebendo orientações técnicas de limpeza, direitos e deveres da empregada doméstica, ética e cidadania, comunicação, meio ambiente, como desossar frango, como arrumar a casa, lavagens, acidente e primeiros socorros, higiene, demonstração de pratos, organização do trabalho, assédio moral e sexual, educação sanitária, sexualidade e direitos humanos.

Na última quinta-feira, dia 14 de julho, as ministrantes e alunas do curso prepararam um jantar, e estavam presentes Adriano gerente da agência do Banco do Bradesco que será instalada em Mairi, Marlene coordenadora do CRAS, Joana Secretária de Política Agrícola e Meio Ambiente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Madalena presidenta da Associação Beneficente Nossa Senhora das Dores e Auristela Assistente Social do município.
Cleusa e Tatiane
Segundo a coordenadora do curso, Cleusa Gonçalves de Freitas, o objetivo deste curso é capacitar às trabalhadoras domésticas de baixa renda para que elas possam se aperfeiçoar no mercado de trabalho. “Algumas pessoas estavam com dificuldades para se relacionar com outras pessoas, com esse curso estamos vendo que o relacionamento de cada uma delas está mudando, elas estão se soltando mais, falando mais, então isso é muito bom, é uma prova de que o curso está sendo muito importante para elas” disse a coordenadora.
A professora Tatiane da Cunha Rabelo dos Santos, ministradora do curso, falou que é muito gratificante estar à frente deste trabalho em companhia das trabalhadoras domésticas.
Jocileide de Jesus Sousa
Para a trabalhadora doméstica, Jocileide de Jesus Sousa, o curso é muito bom, ela aprendeu muito, tem muitas dicas importantes: como arrumar um guarda roupas, arrumar uma mesa, como se comportar e receber uma visita, como limpar uma geladeira para não contaminar os alimentos e muito mais. “O curso é muito importante, aprendi bastante, e espero colocar em prática tudo que aprendi” disse a trabalhadora doméstica.

O curso de Qualificação do Trabalho Doméstico veio para Mairi através da Secretária de Assistência Social, Normeide Alves Ferreira Carneiro, através do Plano Territorial de Qualificação (PLANTEQ), e da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), oferecido pelo Governo do Estado.
Fonte: Blog do Agmar Rios

Postar um comentário

0 Comentários