Ipirá: II Encontro de Comunicadores da Bacia do Jacuípe.



No dia 25 de Setembro foi realizado na Cidade de Ipirá no CETEP – Rua Dr. Elziro Macedo, o II Encontro de Comunicadores da Bacia do Jacuípe com início as 10h00min da manhã. Esse evento contou com a presença de Edmundo Filho, Representado a Secretaria de Comunicação do Estado (SECOM) e de Joilma Rios, presidente do CODES (Conselho Regional de Desenvolvimento Territorial da Bacia do Jacuípe) e também de comunicadores dos municípios de Baixa Grande, Mairi, Pintadas, Serra Preta, Várzea da Roça e Várzea do Poço, com o objetivo de discutir estratégias para o fortalecimento da classe.


Ediomário Catureba iniciou o encontro saudando todos. Em seguida houve a apresentação de todos os presentes e ele relembrou os encontros anteriores ressaltando os avanços e a importância dos mesmos para, representantes de Rádios, blogs etc. Em seguida houve exposição de vídeo, slide de encontros anteriores, de uma pesquisa realizada pelo Campus (Centro de Estudos e Pesquisas de Opinião), em Julho de 2011.
       
Joilma Rios, Presidente do CODES, falou que o território é um organismo dinâmico, e que são necessárias as pessoas se juntarem, traçar uma linha para uma melhor comunicação, que é preciso uma construção coletiva onde todos estejam empenhados a colaborar. Foram discutidos vários pontos formando em seguida uma comissão por Agmar Rios (Mairi), Edinei (Pintadas), Ediomário (Baixa Grande) e Jorge Henrique (Várzea da Roça), ficando os mesmos responsáveis por buscar capacitação para os comunicadores.
Usando da palavra o Sr Afonso Carneiro, lembrou que os encontros têm como objetivo fortalecer as rádios comunitárias bem como os blogs buscando informações, orientações citou ainda que quando o MOC teve em Mairi se comprometeu a está sempre orientando. Falou da necessidade em formar uma entidade pra dá sustentação no desenvolvimento da comunicação da Bacia do Jacuípe.

A Sr.ª Lourivanda  mencionou que desde o ano de 2007 já vem lembrando que as Rádios Comunitárias tinham ficado pra trás, mas, que agora o GT de Comunicação está no caminho certo em realizar encontros, buscar parcerias, construir uma agenda de trabalho, traçar metas avançar, pois tem oportunidade de crescer.
      
Edmundo Filho, Acessor do Governo, falou da importância e do desafio de se aprender a cada encontro, e que o Governo busca soluções junto ao povo para o povo, busca o desenvolvimento e dinamização da informação. Em seguida houve a exibição de gráficos de pesquisa mostrando em porcentagens como as pessoas consomem informações, com acesso a internet, ao celular, telefone, e falou que tanto os profissionais de blogs quanto de rádios estão buscando expandir os dados. Ele lembrou que a pesquisa serve pra orientar o Governo pra que possa fazer melhores investimentos na área da comunicação, e que o governo tem incentivado os encontros e debates na área da comunicação, criando algo mais consistente, pra atender a demanda. Que é necessário instrumentalizar se organizar de forma coletiva buscando conhecimento, qualificar a equipe, melhorando assim comunicação. Lembrou inda que Robson Almeida está empenhado no Conselho de Comunicação, que tem o papel de estrutura social mundo afora, orientar, capacitar, criar, aconselhar, construção de conceito de Políticas Públicas e que o Governo Federal tem investido muito em Rádio, na questão da formação dando condições pra essas pessoas se capacitarem. A comissão formada nesse encontro ficou encarregada de buscar e apresentar propostas concretas do próximo encontro que será realizado na cidade de Várzea da Roça, no dia 16 de outubro.
Redação: Rose Nascimento.
Fotos: Ediomário Catureba.

Postar um comentário

0 Comentários