Mairi: Festa da Padroeira Nossa Senhora das Dores

No último sábado, dia 10 de setembro, foi realizada na cidade de Mairi a Lavagem da Igreja. Este evento é realizado desde 1838 em comemoração a Festa da Padroeira Nossa Senhora das Dores. 
São 173 anos de realização da festa, sempre é realizado com o Cortejo de Baianas e Cavaleiros, além da Garota Country e do Cowboy escolhidos na Festa Country que acontece no dia anterior, todo saem da Igreja do Bonfim, circulam pelas ruas da cidade e com a parada final na Igreja Matriz, situado a Praça J.J. Seabra onde é realizada a Lavagem das escadarias da Igreja.
É um percurso cheio de emoções, a Banda Pé de Serra anima os participantes e visitantes. A festa da Padroeira traz cultura e valorização da comunidade, momento em que crianças, jovens e adultos se dedicam para manter esse movimento cultural.
A parceria entre as religiões tem origem na época da escravatura, quando portugueses e escravos, juntos, preparavam a capela para a festa de encerramento da novena de devoção ao Santo Padroeiro da cidade, tradição que comemora aqui em Mairi no período da Festa da Padroeira Nossa Senhora das Dores.



















Redação: Gidailma Souza

Postar um comentário

0 Comentários