Reunião com coordenações dos GTs faz balanço e propõem mudanças institucionais

O Conselho de Administração propôs uma reunião de diálogo com os grupos de Trabalho da Bacia do Jacuípe, tendo em vista a retomada dos trabalhos para a execução dos projetos do PTDS.

Esta atividade, bastante proveitosa, deliberou por uma série de encaminhamentos, sendo alguns de ordem burocrática e operacional, e outras de ordem coletiva que demandará da ação direta dos GTs. Esta últimas segue abaixo para que os GTs se mobilizem no sentido de executá-las.

2.1) Os GTs deverão reorganizarem-se a partir da Experiência da Educação:
a) Com micropolos como unidade de planejamento
Os GTs deverão agrupar os municípios em micropólos. No caso do GT de educação são três micropolos: Pintadas, Várzea da Roça e Nova Fátima. Dentro destes micropolos os demais municípios se encaixam e assim
 
b) Devem ser formadas comissões
As comissões tem a finalidade de construir os projetos do PTDS. Cada será então formada de acordo com os projetos, devendo assim se incumbir de construir o projeto ou, os projetos, de sua responsabilidade. Os agentes territoriais irão colaborar com a construção destes, entrando na comissão de acordo com o alinhamento deles às temáticas. Para facilitar a integração entre as comissões, cada GT deverá ter uma Comissão Institucional.
 
2.2) O CODES deverá promover uma sentada com os prefeitos no sentido de fomentar a criação do fundo municipal de agricultura com 1% do FPM. Além disso, deverá provocar os governos da Bahia e Federal, junto aos demais territórios no âmbito da CET para amarrar este fundo.

2.3) O Colegiado deverá fomentar a participação e o diálogo dos movimentos sociais, de forma especial do movimento de mulheres trabalhadoras rurais, na estratégia territorial;

2.4) Cada GT deverá se encontrar antes do dia 07 de outubro para planejar suas ações para os próximos 6 meses – tomando o PTDS como referencial. No dia 07 de outubro as coordenações dos GTs se encontrarão para planejar as pautas conjuntas. Nesta reunião precedente ao dia 07 de outubro, cada GT deverá também repensar suas coordenações.

2.5) A conferência Territorial de Cultura acontecerá em Baixa Grande dias 18 e 19 de outubro.

2.6) O CODES deverá articular junto aos municípios a Conferência Territorial da Juventude.

Informações: CODES BACIA DO JACUÍPE.

Postar um comentário

0 Comentários