II Fórum Municipal de Educação Contextualizada

Educação e Contexto

Data: 13/10/2011
Local: Centro Cultural 7 de Setembro
Horário: das 8 às 17h

Apresentação
A Educação do campo enfrenta ainda o desafio de superar um quadro de políticas públicas inadequadas ou ausente. Dentre tais desafios destacam-se a precariedade das instalações físicas, currículos inadequados que privilegiam uma visão urbana de educação; falta de professores habilitados; ausência de assistência pedagógica; concentração dos mais altos índices de analfabetismo e de práticas distantes das necessidades e das questões da agricultura familiar alheias a um projeto de desenvolvimento do campo.
Desta forma, O Município de Mairi, em parceria com o Território da Bacia do Jacuípe, pretende promover um espaço de construção, reflexão e troca de experiências acerca de adequação dos conteúdos às peculiaridades locais, práticas pedagógicas contextualizadas, gestão democrática para proporcionar o acesso aos bens econômicos, sociais e culturais aos povos do campo.

Eixo Temático
Currículo Contextualizado
Políticas intersetoriais para a Educação

Programação
13/10/2011 das 08 às 17h

Apresentação Cultural
Abertura

Mesa Temática Geral
“Educação e Contexto”
Palestrante ZHARA-MOC

Trabalho de Grupo
Mesa Temática– mini plenárias
Currículo contextualizado
Políticas inter setoriais da educação

Construção de Propostas para o Fórum  Territorial a partir das perguntas orientadoras:
Qual a concepção do Currículo Contextualizado para o município?
Quais os protagonistas e o papel que desempenham na Educação contextualizada?
Quais os conteúdos necessários para uma Educação Contextualizada?
Como transformar o Currículo Contextualizado em Políticas Públicas?

Mostra de Experiências Exitosas 
da Rede municipal que trabalha com a metodologia CAT
Coordenadoras CAT

Socialização dos Trabalhos
de Grupo em Plenária Geral

Organização:
Secretaria Municipal da Educação
Departamento de Educação do Campo
Apoio: Prefeitura Municipal de Mairi
 
Fonte: Blog do Agmar rios

Postar um comentário

0 Comentários