TERRITÓRIO DE IDENTIDADE DA BACIA DO JACUÍPE: Município de Mairi sediou o III Fórum de Educação Contextualizada

 A Prefeitura Municipal de Mairi, por meio da Secretaria de Educação do Município de Mairi sediou nos dias 27, 28 e 29 de outubro de 2011 o III Fórum de Educação Contextualizada do Território de Identidade da Bacia do Jacuípe. O fórum foi realizado na Escola Municipal Marck Thein, considerada Escola Modelo no município de Mairi com a presença de representantes dos quatorze municípios do Território, secretários (as) de educação, gestores, educadores e professores, além de representantes do GT de Comunicação do Território e da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia totalizando um número aproximadamente de 150 pessoas.

O primeiro dia do evento foi marcado com a apresentação da Bandeiras municipais, execução do Hino Nacional e Municipal pelo Cantor Almir Júnior de Mairi, e apresentação cultural (maculelê e capoeira) do município de Pé de Serra programa realizado com recursos próprios e com a parceria da comunidade local, cerca de 800 crianças da cidade são beneficiadas. O carrossel de experiências exitosas em educação contextualizada no território com a coordenação de Zhara Leite – MOC (Movimento de Organização Comunitária), e a discussão do tema: “Educação Contextualizada” feita pelo Profº. Dr. Josemar Martins Pinzoh – Universidade de Estado da Bahia/Campus Juazeiro foram destaques no primeiro dia do evento.

A explanação da temática I: Concepções e práticas curriculares para a educação do campo foram abordadas pelas Professoras Drª. Lucia Marisy e Marivânea de Jesus – CETA (Coordenação estadual dos trabalhadores (as) assentados e acampados e membro do Colegiado Estadual do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária. A Profª. Paula Luciana – Secretária de Educação de Várzea do Poço coordenou a mesa temática;

Na explicação da II temática: Construindo políticas intersetoriais de educação para o desenvolvimento social, o Eco-Educador Reis Oliveira coordenou a mesa representada por Taiane Fernandes – Assessora de Transversalidade da SECULT/Bahia, O Sr. Matteus Martins – SDT/MDA e o Sr. Carlos Alberto – Secretário de Educação de Pintadas. Trabalhos de grupo foram metodologias usadas para melhores esclarecimentos das temáticas.

No último dia do evento, as expositoras Ramistela Santana CME de Ipirá e representante dos CMEs do Território no GT de Educação e a Srª. Mª. de Lourdes Albuquerque – UEFS Assessora do projeto CAT falaram do Papel do CME nas políticas territoriais de educação, assunto da III temática que teve sob coordenação o Sr. Tony Sampaio Diretor Pedagógico de Pintadas. Marcaram o final do evento as propostas dos fóruns municipais – Socialização e Sistematização, os encaminhamentos – construção de agenda e entrega dos certificados.

Para a Secretária de Educação do município de Mairi a Srª. Vanúsia Maria Cedraz Carneiro Sena, o objetivo do Fórum Territorial foi proporcionar espaços de troca de experiências e saberes em educação contextualizada, que contribuam para a construção de políticas públicas intersetoriais municipal e territorial, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Território de Identidade da Bacia do Jacuípe.





Redação e Fotos: Gidailma Souza

Postar um comentário

0 Comentários