TERRITÓRIO DE IDENTIDADE DA BACIA DO JACUÍPE: Aula inaugural dos Cursos do Programa Qualifica Bahia dia 16 de novembro em Mairi




O município de Mairi, localizado no Território de Identidade da Bacia do Jacuípe, foi contemplado com três Cursos do Programa Qualifica Bahia, programa do Governo Estadual por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). 

Os cursos são de: cooperativismo, eletricista de instalação de prédios e mecânico de manutenção de automóveis. As inscrições foram realizadas no CREAS, e para cada curso, são 30 vagas, os participantes têm idade acima de 18 anos  e é preciso ter ensino médio completo e ser desempregado.
O Programa Qualifica Bahia, coordenado pela Secretaria de Trabalho Emprego, Renda e Esportes (Setre), com recursos do Fundo de Amparo e Combate a Pobreza (Funcep) e da Casa Civil, tem como finalidade atender pessoas com baixa escolaridade e sujeitas às mais diversas formas de discriminação social, como afrodescendente, índiodescendentes, desempregados, jovens, pessoas com deficiência e também com mais de 40 anos de idade.

O Programa, está voltado para uma demanda de qualificação no Estado, nas cadeias produtivas da Agricultura Familiar e Economia Solidária, Comércio e Serviços, Construção Civil, Empreendedor Individual, Construção Naval, Portuário e Mineração, Petróleo e Gás, Turismo, beneficiando mais de 10 mil trabalhadores em 213 municípios baianos.

A proposta do Governo do Estado com o Qualifica Bahia é reduzir os riscos de demissão e as taxas de rotatividade dos trabalhadores baianos, elevando a produtividade, a melhoria dos serviços prestados, e consequentemente, aumentando a competitividade e as possibilidades de elevação ao salário e renda desses profissionais. 

A implantação do programa visa, também, contribuir com o desenvolvimento regional por meio da participação ativa da população local como força de trabalho qualificada. Com o Qualifica Bahia, o Governo do Estado espera a inserção de, no mínimo, 30% do total de trabalhadores qualificados no mercado de trabalho, ficando a cargo do SINE Bahia a intermediação da mão de obra preparada.
Em parceria com estes órgãos estatais fomentadores do programa, a Secretaria de Assistência Social de Mairi/Ba, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, indicou como demanda do município e finalmente conseguiu a contrapartida da SETRE com os recursos de cooperativismo, eletricista de instalação de prédios e mecânico de manutenção de automóveis que disponibilizam em total 90 vagas, sendo o curso constituído de carga horária de 200 horas.



Lançado em outubro de 2009, o Qualifica Bahia já beneficiou a mais de 10 mil trabalhadores em 213 municípios baianos, contribuindo para o desenvolvimento regional, com a participação da população local. Os cursos oferecidos são montados em conformidade com as principais carências do mercado de trabalho e dentro da cadeia produtiva. 
Executado com recursos do Tesouro Estadual, o Qualifica Bahia tem como proposta a elevação da produtividade; aumento da competitividade; melhoria dos serviços prestados; e aumento do salário e renda dos profissionais.
Informações: Blog do Agmar Rios

Postar um comentário

0 Comentários