Mairi: COOMAI e COOPERARTES estão na 24ª Feira Nacional da Agropecuária em Salvador


COOMAI (Cooperativa dos Agricultores Familiares do município de Mairi) e COOPERARTES (Cooperativa dos Artesãos do município de Mairi) estão presentes na FENAGRO em Salvador.

A 24ª Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro), que segue até 4 de dezembro, reúne, no Parque de Exposições de Salvador, pecuaristas, agricultores familiares, empresários do ramo de equipamentos e pessoas do ambiente urbano, interessadas na oportunidade de provar os produtos típicos das diversas regiões da Bahia e em busca de lazer. A abertura oficial da feira foi realizada neste domingo (27/11/2011), com a presença do governador Jaques Wagner e do ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence.

A Secretária de Assistência Social, Srª Normeide Carneiro em viagem a Salvador, no dia 17 de novembro, viu um outdoor da FENAGRO (24ª Feira Nacional de Agropecuária da Bahia), que estaria acontecendo em Salvador. Imediatamente ligou para Sena (Técnico Agropecuário) e pediu que ele tentasse conseguir espaço para as cooperativas de Mairi se fizesse presentes neste evento. No dia 20, a secretária recebeu um e-mail onde falava que as inscrições já tinham sido encerradas e que poderiam até se increver, mas só teriam vagas se acaso alguém desistisse. Entrou em contato com os presidentes da COOPERARTES e COOMAI e na segunda-feira logo cedo fizeram a inscrição, torcendo para que houvesse desistência e eles pudessem participar. Imediatamente foi acionado os cooperados para irem adiantando os produtos vez que o tempo era muito curto, teriam que correr bastante. 

Na quarta-feira (23), a Srª Normeide foi mais uma vez a Salvador, onde ao entregar documentação da ass. do Minador, Formosa e região, no gabinete da Dep. Neusa Cadore, pediu a mesma que intervesse junto a SURF – Superintendência de Agricultura Familiar para conseguir este espaço na FENAGRO. A Dep. Neusa fez uma ligação e encaminhou a Srª Normeide à SUAF, onde em contato com alguns responsáveis pelo evento conseguiu o requerido pleito. Logo ligou para Mairi, informando que poderiam se organizar vez que já estava garantida a vaga.

Nesta edição a FENAGRO abriu espaço para a feira de artesanato e economia solidária, onde artesãos podem expor, trocar experiências e comercializar seus produtos. É uma grande oportunidade para os artesãos do município de Mairi. Esta FENAGRO já é a principal feira agropecuária do Norte/Nordeste e uma das maiores do Brasil. Tem inclusive repercussão Internacional com a presença confirmada de alguns países do exterior.
Segundo a Secretária Normeide, já se encontra um Stand das nossas cooperativas expondo e vendendo produtos dos artesãos do município.

É mais um resgate que a administração consegue fazer. Há muitos anos que Mairi não participa de um evento deste porte. Pelo que foi iniciado pela Srª Heredil, na administração do prefeito Deraldo Cedraz. De lá para cá muitos eventos aconteceram em Salvador sem a presença do nosso município, disse a Srª Normeide. Esta é a primeira de muitas outras que haveremos pela FENAGRO o que Mairi produz de artesanato.
Para saber a Programação da FENAGRO acesse: fenagro-ba.com/programação

Fonte: Agmar Rios

Postar um comentário

0 Comentários