Paróquia de Pintadas finalizou o Curso de Formação Política

O curso de formação política que a ACMOR (Associação Cultural Moringa) organizou no município de Pintadas terminou ontem. Foi mais de um mês refletindo e discutindo sobre o sentido da política visando uma maneira de viver as eleições municipais de uma forma mais civil e saudável. O curso terminou com o objetivo de implantar o comitê 9840, para colocar em pratica a lei contra a corrupção eleitoral.


CURSO DE FORMAÇÃO POLÍTICA 2011: CONSIDERAÇÕES CONCLUSIVAS 


Terminou o curso de formação política que a ACMOR (Associação Cultural Moringa) organizou nas cidades de Tapiramutá, Pintadas e Miguel Calmon (outras estão pedindo o curso) e torna-se necessário uma reflexão conclusiva, uma analise final do percurso feito. Antes de tudo é justo salientar a participação numerosa e atenta. Foi um claro sinal que o povo tem sede de uma política diferente, que não gosta do clima nojento e incivil que se cria nos anos das eleições municipais. Foi impressionante a atenção às palestras e a participação ativa ao longo do curso, expressão patente de uma vontade de algo de novo no quadro político da própria cidade.
Segunda consideração é a diversidade de situações. O mesmo curso foi proposto em três cidades diferentes e o andamento do curso foi diferente em cada cidade. Já tinha acontecido um curso como este nas cidades de Miguel Calmon (2003) e Tapiramutá (2007). Pela primeira vez a ACMOR organizou o curso de formação política na cidade de Pintadas. No curso de Miguel Calmon participaram, sobretudo jovens, alguns adultos e alguns vereadores. Dato negativo de Miguel Calmon é que não participou ninguém do atual poder político, dando um sinal claro daquilo que este pessoal entende por política: nada mais que o puro poder, o resto não serve. Diferente foi a situação de Tapiramutá aonde o mesmo poder político a pediu que se realizasse o curso na cidade e foram os representantes deste poder a se fazerem presentes de forma expressiva. Totalmente diferente foi o curso de Pintadas seja por numero de inscritos (mais de 150 contra os 70/90 das outras cidades), que por variedade dos freqüentastes. De fato, o salão paroquial aonde foi realizado o curso lotou de pessoas jovens e adultas dos dois grupos políticos que contendem o poder. A sensação perante esta realidade é que existe atualmente na cidade de Pintadas a vontade de resgatar o trabalho de conscientização política e social que foi realizado no começo dos anos Noventa e que foi lentamente se perdendo pelo caminho.

Em todas as cidades aonde foi realizado o curso foram marcadas as datas para dar inicio o trabalho dos Comitês 9840, cujo objetivo será de fiscalizar as eleições municipais do próximo ano. Por isso será necessário um trabalho de formiga para conscientizar o povo para que fique ciente da lei 9840 e entre num processo de colaboração e participação construtiva. Este será o grande desafio: conduzir o povo para uma visão política como serviço coletivo e não como mero torna conto individual. Sabemos que o povo da classe mais pobre – não somente os pobres! - aguarda o ano das eleições municipais para ganhar um dinheirinho, ou alguma coisa. Sabemos também, que tem candidatos que arrecadam um bom dinheiro para entrar na campanha política e ganhar não pela bondade da própria proposta política, mas sim pelo dinheiro gasto em comprar votos. Mudar este jeito bárbaro e antidemocrático de entender a política, que infelizmente está arraigado na cabeça do povo por causa de um costume quase secular, é o grande desafio que está por trás da proposta do curso.

A tarefa é grande e grande é também o entusiasmo das pessoas que se disponibilizaram para levar pra frente um trabalho que acreditamos ajudará bastante no processo de democratização do povo. Para conseguir algo de grande precisa sonhar em grande, também porque que não tem sonhos, idéias, nunca conseguirá nada, a não ser engolir a mesmice de sempre. 

Fonte: baciadojacuipe.com.br

Postar um comentário

0 Comentários