Baixa Grande – Baba de Saia, onze anos de Persistências e Tradição

Há onze anos já é tradição em Baixa Grande, o primeiro evento do ano é a realização do Baba de Saia. Criado em 2001 pelos jovens: Kekeu, Rodrigo, Tõe e Rick. Tudo começou com uma brincadeira entre amigos, que foi recebendo apoio e cada ano o movimento cresce e recebem mais participação. 

Os participantes quando criaram eram adolescente, hoje mesmo morando fora junto aos que ficaram morando no município e organiza o Tradicional baba, como a data é normal que os mesmo venha visitar seus familiares, aproveitam e realiza o Tradicional Baba de Saia.

Cada ano o baba trás frase diferente, que são escolhidas pelos organizadores. Em 2011 a frase falava "Existem amizades que vale a pena, + a sua vale uma galinha inteira" e em 2012 a frase falava das periguetes, uma palavra criada em Salvador, nome dado é uma classificação de mulheres conhecidas por estarem sempre na balada, geralmente solteiras, que escolhem com quem e quando querem ficar, autosuficientes e que não se importam com a opinião alheia.

O engraçado desta festa é que os participantes são homens vestidos de saia, eles confeccionam dois tipos de uniformes, este ano os uniformes eram de cor azul e vermelha (bandidas) e outro branco com listas pretas e vermelhas, (Vadias), o jogo é terminado com as equipes demonstra cansaço, coisa que não é impossível, uma vez que a maioria perdeu a noite em festa da virada do ano. Fonte: portal bacia do jacuipe

Postar um comentário

0 Comentários