Comissão visita obra da Embasa que voltará a abastecer a cidade de Mairi


Na tarde do dia 27 de janeiro, uma comissão formada pelo Vereador Alan, pelo Secretário Municipal de Infra-Estrutura, Dr. Miguel Barbosa e pelo Diretor Municipal de Infra-Estrutura, Sr. Totonho, visualizaram de perto as obras, de cerca de 1,9 km da nova adutora que a Embasa está fazendo com o objetivo de entroncar a já existente que abastece a cidade de Mairi.

Segundo Carlos, Engenheiro da Embasa, que estava acompanhando os serviços, as obras já estão bem adiantadas e a previsão é que em, no máximo em 20 dias, seja normalizado o abastecimento de água na nossa cidade. Para ele, “A situação de escassez de água ocorre pela falta de chuvas e, principalmente, pela irrigação. O volume de água que sai da barragem para os perímetros irrigados estão por afetar a capacidade de distribuição de água para os municípios, principalmente Mairi, que não tem a bomba de capacitação de água na saída da barragem”.

Para o Vereador Alan, é triste ver a barragem nesta situação. “Áreas que antes tinham a profundidade de até 8m de profundidade hoje são verdadeiros cinturões de pó. Cada um de nós deverá ter uma consciência de que daqui pra frente o uso racional da água se fará cada vez mais preciso.
O retorno da normalidade do abastecimento de água na sede do município, contudo, não resolve o problema de Mairi. Na zona rural, tanto a população quanto os animais vêm sofrendo com a estiagem prolongada. Segundo o Prefeito Antônio Capeta, o decreto de emergência do município já foi renovado pelo Estado. Ainda segundo ele, em visita ao Governador, ficou o compromisso deste de ajudar o município por meio da Cordec e da Defesa Civil.

Também ontem na FEAM (Federação das Associações de Mairi), ocorreu um debate acerca do tema, onde quase a totalidade dos seus participantes opinaram pelo desejo do município promover uma audiência pública, com todas as autoridades, para debater sobre os problemas que o município vem passado por conta da estiagem e da falta de água.

Postar um comentário

0 Comentários