São João de Pé de Serra recebe o 'Prêmio Festejos da Bahia'

Depois de fazer um São João dos mais tradicionais da Bahia, o município de Pé de Serra fechou o ano de 2011 com a premiação de melhor festejo junino no Território da Bacia do Jacuípe.

A premiação veio do Projeto “Prêmio Festejos da Bahia”, organizado por André Reis e com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado. O prêmio selecionou em várias categorias três cidades finalistas, em seus respectivos Territórios.

Na categoria festejos juninos da Bacia do Jacuípe concorreram as cidades de Pé de Serra, Ipirá e Pintadas. Contudo, Pé de Serra venceu com uma margem de quase 60% de frente.

A votação foi aberta à população na internet, onde cada pessoa só votava uma vez, sendo válido, apenas, um voto por computador. Atualmente Pé de Serra também concorre em outra categoria e premiação como a cidade de melhor ornamentação natalina. A votação também é aberta e via internet.

De acordo com a organização do Prêmio Festejos da Bahia, o projeto visa valorizar a cultura nordestina e seus elementos como a música e o resgate de manifestações artísticas como o reisado, quadrilhas, dentre outros festejos do nordeste baiano.

Para receber o prêmio no último dia 27 de dezembro, a Secretária Municipal de Educação de Pé de Serra, Maria Paula, esteve presente em mais uma premiação. O evento foi realizado em Salvador.

No momento da premiação a secretária Maria Paula comentou: “Consideramos esse Projeto de grande importância para todo o Território, pois valoriza, incentiva e reconhece a nossa cultura. Esperamos que a partir dessas premiações a Secretaria de Cultura da Bahia invista mais na cultura do interior, pois os recursos municipais são insuficientes para contemplar o grande número de manifestações populares que realizamos e apoiamos em nossa Pé de Serra”.

Além do São João, o município de Pé de Serra atrai muitos turistas no período da Páscoa com a tradicional Queima de Judas. O período atrai também peregrinos, atletas e gente que admira a beleza natural das serras, cartão postal que identifica o município em todo o Estado. Fonte: Portal Pintadas

Postar um comentário

0 Comentários