5ª Festa Regional do Licuri será no Povoado de Uruçú/Mairi



A importância do Licuri para a região foi fundamental para a realização da festa do licuri, que acontece anualmente e tem como organizadora a COOPES, tradicionalmente a festa é realizada em pleno licurizal.

O Licuri é o fruto de uma palmeira nativa do Nordeste do Brasil, aparecendo em alguns estados, principalmente na Bahia, na região de Caatinga. É encontrado principalmente nos municípios de Capim Grosso, Serrolândia, Quixabeira, São José do Jacuípe, Várzea da Roça, Jacobina, Várzea do Poço, Senhor do Bonfim, Campo Formoso e Calderão Grande. Os cachos da palmeira apresentam frutos, cujas amêndoas são utilizadas na alimentação humana, por ser muito rico em ferro, cálcio, cobre, magnésio, zinco, manganês, sais minerais e beta caroteno, tornando-se uma importante fonte de renda para diversas comunidades.
É matéria-prima para diversos, produtos, como doce, azeite, sorvetes, biscoitos, granola, petiscos, paçoca, artesanato e bijouterias.


Programação:
09:00h - Celebração da Missa na Comunidade Uruçu, Fazenda Caldeirão - José Santos;
10:30h - Caminhada até o local da festa - Coops, EBDA e Locutores da Rádio;
11:00h - Momento Cultural - Sambadores da Região;
12:00h - Almoço com Sabor do Licuri;
13:30h - Concurso da Quebra do Licuri;
13:40 - Momento Cultural - Debulha Licuri;
14:00 - Desfile da Rainha do Licuri;
15:00h - Dança do Licuri - Rosana;
15:30h - Resultados dos Jurados, Entrega de Prêmios e Encerramento;
16:00h - Momento Cultural com os sambadores Pedrito e Joabe, Samba de Roda, etc.

Incentivar a preservação dos licurizeiros e do bioma Caatinga, resgate a cultura regional e a geração de renda familiar são objetivos da Festa do Licuri. Saiba Mais Sobre a APRESENTAÇÃO, PROGRAMAÇÃO e COMO CHEGAR Clique Aqui!

Da Redação Notícias Mairi FM

Postar um comentário

0 Comentários