Campanha de vacinação contra febre aftosa é oficialmente lançada na Bahia



A 118ª edição da Campanha  de Vacinação contra a Aftosa foi lançada oficialmente, na sexta-feira (4), pelo secretário da Agricultura Eduardo Salles. O evento aconteceu no Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador, contando com as presenças de representantes de associações, sindicatos, instituições públicas e privadas ligadas ao setor, além de médicosveterinários e engenheiros agrônomos da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).

Nesta primeira etapa de 2012, em função do prolongado período da seca, o Ministério da Agricultura autorizou a antecipação da vacinação dos animais para o dia 15 de abril. Esta é a maior estiagem enfrentada pelos baianos desde 1977, quando a estiagem prejudicou a agropecuária em todo o Estado. Hoje os efeitos climáticos são maiores no sertão e semiárido baiano, regiões nas quais a Adab tem intensificado as ações de defesa e vacinação dos animais.

As campanhas de vacinação contra a febre aftosa acontecem na Bahia desde a década de 60. Em 2001, o Estado alcançou o status internacional de Zona Livre de Aftosa com Vacinação. A meta do governo federal é tornar todo o País livre da doença, sem vacinação. “E, para alcançar este objetivo maior, salvaguardando a agropecuária brasileira e baiana, é preciso vacinar bovinos e bubalinos mesmo em condições climáticas desfavoráveis”, frisou o diretor de Defesa Sanitária Animal da Adab, Rui Leal.

Fonte: Tribuna da Bahia

Postar um comentário

0 Comentários