Sindicato de Quixabeira realiza Audiência entre INEMA e Ribeirinho


Ribeirinhos, Sindicalista e representações de órgão governamentais se reuniram em Audiência Pública na manhã desta quarta-feira, 16 de maio na Escola Família Agrícola EFA em Jaboticaba - Quixabeira, com o objetivo de discutir as problemáticas que envolvem a seca, e principalmente a situação crítica da Barragem de São José do Jacuípe que opera com a menor quantidade de água já registrada desde sua construção.

O evento contou com representação da CERB, EMBASA, INEMA entre outros, deu inicio ao eventos lendo um documento de pesquisa realizado pelo IPA (Instituto de Pesquisa Agropecuária) que prova que a cada 26 anos teremos seca nesta área. 
O Prefeito Eliezer Costa (PT), agradeceu a presença de representação dos movimentos e órgão governamentais que cuida da situação da estiagem, falou do momento que os mais velhos já diziam que um dia vinha uma seca do quieto ai, “Com isto a preocupação com todos os órgãos pública que tem que se virar e enfrentar para trazer benefício que possibilita politica de sobrevivência na seca”.

Representando o STTR de Quixabeira falou Zé Homem, iniciou sua relembrando acontecimento desde o inicio da abertura da construção da barragem, 1983, quando desde lá iniciou uma luta entre os pequenos agricultores e os fazendeiros que queria tomar posse de toda área sozinho sem deixar que os pequenos agricultores produzissem suas hortaliças. Segundo ele na época até a politica foi chamado que tentou expulsar os agricultores com tiros, criticou a maneira como foi tratado os ribeirinhos em Várzea da Roça, quando sem aviso vieram com a presença de policiais levaram as bombas deixando de ouvir até mesmo os Sindicatos, órgão de representação dos agricultores.

A Deputada Estadual Neusa Cadore, elogiou a presença dos ribeirinhos, que sabe que neste período de estiagem trabalha o dia todo e não produz quase nada, para ela faltou o dialogo entre o INEMA e os ribeirinhos, mas que agora os órgãos do governo se prontificam a dialogar com os agricultores. “Este momento é especial, é um momento de aprender, pois não há previsão de chuvas para este tempo”. Falou da preocupação das cidades da Bacia do Jacuípe que tem avançados nas discursões com a estiagem, onde realizou um Debate sobre o assunto e no dia 24 e 25 estará em seminário em Várzea da Roça, para discutir este assunto. Criticou algumas práticas que se prevenia antes e deixou de ser praticada, como a plantação da palma, que alimentava o gado em tempo de estiagem.

Representando o INEMA, participou o Dr. Perich coordenador do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, justificou sua vinda que era para procurar junto aos ribeirinhos encontra meios de solucionar os problemas encontrados e causados com a apreensão das bombas de irrigação e a proibição do uso das mesmas neste período de estiagem. Ele informou as ações é devido a falta de compreensão e informação por parte de quem explorar a água, pois necessita de autorização ambiental para explorar a mesmo.
O termo do evento foi eleito uma comissão com representante dos ribeirinhos de Várzea da Roça e Quixabeiras, STTR, prefeito, vereadores que irão a Salvador apresentar propósito para resolver a situação.

REVINDICAÇÕES:
Devolução das Bombas apreendida;
Autorização pra continuar irrigando hortaliças como Alface, repolho e quiabo;
Indecisão pelos prejuízos causados pela apreensão das bombas e a não continuação na produção.

Fonte: http://www.baciadojacuipe.com.br

Postar um comentário

0 Comentários