CONDER realizará 1º Seminário do Plano de Gestão Integrada de resíduos Sólidos em Baixa Grande

 A Companhia de desenvolvimento Urbano (CONDER) e a Prefeitura Municipal de Baixa Grande estarão realizando na próxima quinta-feira, 14 de junho, o 1º Seminário do Plano de Gestão Integrada de resíduos Sólidos, no seminário será apresentada a 1º etapa do PGIRS, com caracterização Urbana Regional, diagnósticos do Sistema de Limpeza Urbana, Caracterização dos resíduos Sólidos Urbanos gerados.

O evento será às 8:00, no salão paroquial e terá transmissão ao vivo pela Rádio Comunitária Baixa Grande FM e pelos sites www.baciadojacuipe.com.br e www.baixagrandefm.com.br.
A gestão adequada do lixo, desde sua geração, acondicionamento, transporte e disposição final é um desafio imposto á sociedade em todo o mundo. De acordo com Constituição Federal, cabe às prefeituras a responsabilidade da gestão dos resíduos sólidos urbanos. A gestão refere-se aos princípios e às diretrizes: técnicas, financeiras, administrativas e operacionais bem como a legislação (leis e regulamentos), que proporcionarão respaldo ao gerenciamento.
A concepção de um sistema de gestão de Resíduos Sólidos Urbanos deve abranger à manutenção do aspecto visual das cidades, as formas ambientalmente mais apropriadas para o manejo e para a destinação dos resíduos e ainda os aspectos sociais e econômicos envolvidos no gerenciamento.

O PGIRS considera ampla participação da comunidade local, do Executivo e do Legislativo enfocando as dimensões ambiental, social, cultural, econômica, política e institucional, na perspectiva da sustentabilidade dos serviços contemplando o manejo diferenciado e integrado dos RSU.

O PGIRS busca intervir na realidade local, estimulando a população a refletir sobre a geração e destinação dos resíduos sólidos, visando melhores condições de saúde e qualidade de vida promovendo o comprometimento da população local nas atividades de redução da geração, segregação na fonte, acondicionamento, apresentação dos resíduos nos horários pré-estabelecidos, instrumentalizando e fortalecendo os atores e entidades envolvidas no processo de mobilização e educação ambiental, comprometendo-os na busca de soluções à questão.

O Plano visa atender à Política Nacional de Saneamento n.º 11.445/07 , onde cabe ao município planejar os serviços públicos, como o saneamento básico - conjunto de serviços, infra-estruturas e instalações operacionais de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário e a Política Nacional de Resíduos Sólidos nº12.305/2010 que trata da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos: conjunto de atividades, infra-estruturas e instalações operacionais de coleta, transporte, transbordo tratamento e destino final do lixo doméstico e do lixo originário da varrição e limpeza de logradouros e vias públicas, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas - fixar em lei os procedimentos, direitos e deveres do usuário, definir o ente regulador e fiscalizador desses serviços, prestar diretamente ou delegar a prestação de serviços e estabelecer mecanismos de controle social para com a população.

O PGIRS é dividido em duas etapas: Diagnóstico e Prognóstico. Neste Seminário apresentaremos estudos relacionados a 1º etapa. disponibilizando o Diagnóstico para o conhecimento das características urbano e ambiental, social e econômico de Baixa Grande. A caracterização dos RSU gerados também é um estudo imprescindível para a proposta de manejo integrado e diferenciado dos resíduos, uma vez que só através do conhecimento das características quali-quantitativas será possível identificar os diversos tipos de materiais presentes e assim definir a melhor alternativa para coleta, tratamento e disposição para cada categoria de material. Apresentaremos também um diagnóstico do sistema de limpeza urbana em âmbito municipal, definido por um conjunto de atividades, infra-estrutura e instalações operacionais de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destino final do lixo doméstico e do lixo originário da varrição e limpeza de logradouros e vias públicas, caracterizando a atual estrutura de gestão de resíduos sólidos urbanos, avaliando criticamente os serviços prestados.

Fonte: www.baciadojacuipe.com.br, com informações de Elen Costa, Bióloga da UFC Engenharia


Postar um comentário

0 Comentários