Ponto de Cultura de Baixa Grande realiza IV Rodada Cultural em 2012



Samba de Roda, Leilão, Beiju, Quadrilha Junina, Samba entre outras culturas locai foram relembrada na IV Rodada Cultural em Lagoa do Mandu.
A tarde de domingo, 03, de junho foi a vez da comunidade de Lagoa Dantas ser contemplada com uma Rodada Cultural do Ponto de Cultura, Renovando a Cultura, Cultura se Faz.
A tradição do quebra pote animou as crianças, depois de algumas tentativas conseguiram quebrar e foi uma animação para todos os presentes pegarem os doces contidos dentro do recipiente.

A segunda apresentação do foi à derrubada de árvore, uma tradição centenária que hoje não é mais praticada, talvez seja devido à preservação do meio ambiente ou por questão cultural. 4 homens de machado cantando e cortando uma árvores, seu Roque de 76 anos, não se conteur e chorou intensamente, tendo que ser consolado pelo presente, após beber água contou que lembrou do tempo de juventude quando moradores se reuniu em datas especiais e cantava boi realizado tarefas, coisa que já não se ver mais.
Seguida pelo boi roubado, um estilo musical que era cantado quando os amigos vinham na madrugada e “roubava” a roça do colega, onde uma equipe preparava a terra e outra ia até a casa do colega afirmando que sua roça foi roubada, os trabalhadores ficavam na roça durante o dia e a noite cantava o boi roubado, e sambava até o dia amanhecer e em alguns caso virava até 2 dias sambando.

As mulheres com vestidos estampados cantaram a cantiga de roda, outro estilo musical que funciona intercalado ao samba, enquanto os homes sambava da sala as mulheres catava cantiga de roda no terreiro, versos improvisado e apimentado usado até mesmo para provocar as moças que porventura paquerasse seu amor.

A Quadrilha Junina Vai, Vai Sai da Frente, realizou uma belíssima apresentação, que fez o público se amontoarem para assistir, onde dezenas de choves dançando diversas coreografias ao som da Banda Canário do Reino.
E o show não acabou, a cantora Luziane Rios, acompanhada pelo violão de Edson Lima cantou diversas músicas e fez o púbico cair na dança, um desafio foi lançado em que jovens topasse dançar o bolero um ritmo que mescla raízes espanholas com influências locais de vários países. Surgiu na Espanha, mas sofreu modificações, especialmente desenvolvendo temas mais românticos e ritmo mais lento.

Os sambadores de Vista Alegre, mostrou que sempre é tempo de renovar e resgatar cultura, o grupo de formado de sambadores de Vista Alegre, Pagão e Viração, sambadores este que já havia deixado o samba a década e agora se uniram e reúnem sempre para poder restar o samba na região.

Barracas com Beiju, licor, Chibata, entre outras comidas típicas, a comunidade decidiram que não iria vender refrigerante.

www.baciadojacuipe.com.br

Postar um comentário

0 Comentários