Mairi: Psicóloga é entrevistada no Programa de Jornalismo.





Drª Alexsandra Fernandes, Psicóloga do CAPS foi entrevistada pelos locutores Rubson Bastos e Rose Nascimento na Rádio Comunitária Mairi-FM, no Programa de Jornalismo  do dia 10 de Julho de 2012.
O CAPS Lançou o Projeto “dialogando com a comunidade de Mairi” Projeto esse desenvolvido no CAPS e um dos temas escolhido entre os três foi, depressão. A Drª Alexsandra, Psicóloga do CAPS de Mairi, falou da importância do mesmo, pois, irá trazer clareza sobre alguns transtornos que muitos não conhecem por não ter propriedade do assunto e que o objetivo desse Projeto é fazer com que a Comunidade de Mairi participe, interaja através dele. Ela falou da importância em participar de um meio de comunicação, mas precisamente a Rádio Comunitária, pois, a comunidade ouve muito, relatando que percebeu a audiência da rádio nas visitas em que ela fez na casa das pessoas e lembrando a importância da população ouvir rádio para ficar sabendo dos acontecimentos da cidade e região.

Os temas lançados foram Fobia Social, Ansiedade e Depressão. Segundo a Drª Alexandra, são temas relevantes por conta de experiências próprias na cidade de Mairi. Segundo ela, a ansiedade já é um mal social e que existem níveis de ansiedade e só se configura como transtorno de ansiedade quando a mesma tira o sujeito da sua vida cotidiana. A fobia social é quando o sujeito não consegue se inserir na sociedade, onde o olhar do outro o incomoda, ou seja, é insustentável viver no meio de outras pessoas.
A Depressão é uma coisa bem complexa. Segundo ela, uma pessoa com depressão pode desencadear fobia social e ansiedade porque esses dois sintomas são características da depressão.A Depressão é comum a todas as pessoas que passam momentos difíceis, mas, isso só se configura como depressão quando se perpetua e passa a atrapalhar a vida do indivíduo, afastando-o do convívio familiar e social.

 Falou da importância de se saber diferenciar depressão de tristeza. Os sinais da depressão são mais elevados, constante tira o indivíduo das atividades cotidianas.
Segundo ela, existem alguns tipos de depressão como, o leve, o moderado e o grave. Falou de alguns episódios de tristezas que não se configuram como depressão. Disse que existem tratamentos, mas não a cura, que é necessário está em constante cuidado. O Profissional deve fazer um levantamento do paciente para saber quais fatores contribuíram pra que isso acontecesse, fatores estes que podem ser genéticos orgânicos, também baixo nível de neurotransmissores em nosso organismo e fatores psicológicos.Ainda de acordo com ela, existem doença orgânica e doença funcional.




A Funcional, por exemplo, é quando você vai ao médico sentindo uma do de cabeça, faz exame e não da nada e continua doendo por vários dias. A orgânica gera distúrbios mentais. Segundo ela, é importante reconhecer que está com problema, não ser discriminador de se mesmo, procurar ajuda que não é uma escolha e sim um acontecimento, e que o apoio da família é fundamental pra que esse indivíduo possa ser tratado e volte a viver em sociedade.

Contatos da Drª Alexsandra Fernandes.

(75) 9225-7443 ou (75) 8148-0114
CAPS/Mairi – (74) 3632- 2104

Da Redação Notícias Mairi-Fm

Postar um comentário

0 Comentários