Representantes da Pastoral Familiar de Mairi participa do 5º Congresso Regional NE3 da Pastoral Familiar.




Com o tema: “A Família: o trabalho e a festa” e o lema “Bendita a família que valoriza a vida” deu-se início ao 5 Congresso Regional Ne3 da Pastoral Familiar na diocese de Jequié-Ba.
Mais de mil participantes oriundos de versas cidades e dioceses da Bahia e Sergipe se fizeram presentes lotando o Centro de Evangelização e Unidade (CEU) entre os dias 20 a 22 de julho de 2012. Ao longo de todo o congresso foram realizadas conferências, apresentações artísticas, momentos orantes, que muito enriqueceram o desenvolvimento dos trabalhos.
A mesa de abertura foi composta pelo Exmo Administrador Apostólico e Bispo emérito da Diocese de Jequié-Ba, Dom Cristiano Jacob Krapf; por Dom Petrini; Pe. Vítor Menezes, diretor espiritual diocesano e pároco da Catedral de Jequié-BA; Vilson e Tereza, casal Regional NE3; Zé e Vane, casal diocesano; Valmir e Laura, casal coordenador do congresso; Evandro Lopes, representante do prefeito municipal de Jequié.

Na noite de sexta feira (20/07), Dom João Carlos Petrini, Bispo Diocesano de Camaçari e presidente da comissão episcopal Vida e Família da CNBB, proferiu a primeira conferência sobre “A família: geradora de uma sociedade justa e fraterna”.
No sábado (21/07) foram realizadas três conferências com temáticas de versas. “A família e a superação das dificuldades”, ministrada por Gerson e Celina (psicólogos e escritores da editora Paulus). “O trabalho na família”, ministrada pelo Monsenhor Luiz Rodrigues (Pároco da Paróquia Senhor dos Passos e Diretor da Pastoral Familiar em Feira de Santana-BA). “A família e a Festa”, ministrada pelo Pe. Adilton Pinto Lopes (Pároco e Reitor da Basílica da Conceição da Praia em Salvador-BA). Ainda foram realizados vários painéis temáticos no período da tarde, como: “O impacto das drogas nas Famílias”(Flávio de Jesus Morais – coordenador da Fazenda da Esperança do km 100 – Brejões-Ba). “Família Missionária” (Laércio Oliveira – Diocese de Lorena- SP). “Masculino, feminino e Gênero” (Pe. Flávio Ferreira de Souza – Pároco da Paróquia de Brejões-Ba)

O Bispo de Itabuna, Dom Ceslau, referencial da Pastoral familiar do NE3 também esteve presente dirigindo aos congressistas uma belíssima mensagem de incentivo à família.
Um grande show católico com Laércio Oliveira e outros músicos da cidade de Jequié-Ba realizado no espaço cultural Dom Cristiano, abrilhantou ainda mais a noite do sábado.
A Última conferência do congresso foi ministrada no domingo (22/07) pelo Pe. Antônio Tourinho Neto, Pároco da Paróquia de Santo Antônio – Km 100, com o seguinte tema: “ Pastoral familiar: instrumento para ajudar a família a viver o trabalho e a festa”
Foram três dias de muita alegria, formação, e engajamento das várias dioceses que formam o Regional Nordeste 3. Ao término da Santa Missa, realizada no domingo e presidida por Dom Cristiano, fora anunciado pelo casal regional (Vilson e Tereza) que a próxima Diocese a sediar o 6 Congresso da Pastoral Familiar será a Diocese de Bonfim-Ba.









Fotos: Afonso Carneiro


Postar um comentário

0 Comentários