Mairi: 4º Sarau Literário – Tempos de Arte Literária-TAL



Na tarde desta Sexta-Feira dia 31 do me de Agosto, aconteceu o 4º Sarau Literário – Tempos de Arte Literária-TAL no Colégio Estadual Abelardo Moreira. O evento começou por volta das 14h40.


A Diretora do Colégio Sara Silva Souza abriu o evento agradecendo a todos que se fizeram presentes. Em seguida passou a palavra para os apresentadores do evento, Felipe Lima Rios e Amanda.


Logo após os apresentadores convidaram os jurados para formarem a mesa julgadora. Os jurados foram: Professora Jocileide Almeida, formada em Letras pela UNOPAR, atualmente leciona no Colégio Estadual Governador Antonio Carlos Magalhães, em Várzea da Roça, onde também é vice-diretora, é ex-professora do CEAM e da Escola Durval, a também Professora Ivana Bastos, formada em Letras pela UNOPAR, leciona no Grupo Escolar Getúlho Vargas, em Mairi, já trabalhou no CEAM e a Professora Fernanda Correia, formada em Letras pela UNOPAR, leciona na Escola Marc Thein, em Mairi.


Participaram deste evento nove alunas. A aluna Amanda de Assis Muritiba foi a primeira a se apresentar, seguida por Evilene Catureba Macedo, Geovana Oliveira de Jesus, Jamile Souza Silva, Josenília Rocha Souza dos Santos, Jucilene Santos Rios, Maiane Silva Conceição, Suellen Borges dos Santos e Vanessa Gumarães de Oliveira.


Enquanto todos aguardavam o resultado duas alunas apresentaram um cordel e um casal de alunos, mais precisamente Nataly e Gilmarx do 3º ano fizeram uma apresentação de dança. Durante todo o evento os apresentadores leram poemas de Mario Quintana, Fernando pessoa, William Shakespeare, Vinícius de Morais entre outros autores famosos. 

Resultado final.

- lugar: Vanessa Gumarães de Oliveira
- lugar: Josenília Rocha Souza dos Santos
- lugar: Suellen Borges dos Santos


  

- lugar: Vanessa Gumarães de Oliveira


As alunas capricharam nos poemas. O poema que teve como título Escola da Vida foi apresentado pela aluna Amanda de Assis Muritiba. Outros títulos como Dura realidade, Jorge Amado, Adolescência, A Saúde pública, Você mudou minha vida, Viver Sem você, O bullyning e O mal do século fizeram parte desse evento.

- lugar: Josenília Rocha Souza dos Santos

A aluna Vanessa Guimarães de Oliveira vai representar o CEAM na etapa regional, que acontecerá no dia 26 de setembro, em Piritiba.
Os apresentadores Felipe e Amanda finalizaram o evento juntamente com a Diretora do CEAM e a Professora Marilza, eles que agradeceram a todos e lembraram que dia 05 do mês de Setembro vai acontecer o FACE.

- lugar: Suellen Borges dos Santos

O Projeto Tempos de Arte Literária (TAL) é uma experiência pioneira, de caráter educativo, artístico-literário e cultural, que vem sendo desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, desde março de 2009.


O TAL foi concebido para envolver os estudantes da 5ª série do ensino fundamental á 3ª série do ensino médio e equivalentes (EJA- Educação de Jovens e Adultos, Ensino Normal e Teológico), assim como os profissionais da educação – os professores (língua portuguesa, artes e disciplinas afins), os coordenadores pedagógicos, os técnicos e diretores das escolas e das Diretorias Regionais de Educação (Direc), em um clima de integração e de participação.

Rose Nascimento e Amanda Muritiba

O projeto, além de estimular o hábito da leitura, incentiva a produção literária nos ambientes escolares com os objetivos de:

Estimular a produção literária no ambiente escolar e a valorização das manifestações culturais regionais.
Contribuir para a formação da intelectualidade.
Abrir caminhos literários para a participação social.
Compreender a arte literária como objetivo de ampliação do conhecimento e do saber.
Promover um ambiente educacional prazeroso, no qual a cultura, a arte literária e a educação se expressem em sintonia.
Estimular o gosto pela leitura e literatura, a arte de ler, de interpretar e de escrever, respeitando os distintos gêneros e os estilos.
Construir pontos de encontro e rodas literárias nos ambientes escolares.
Promover, através da linguagem literária, valores essenciais para a motivação do viver e para o rompimento com o modelo rígido de ensino e de aprendizagem ainda presentes na educação.


Na sua quarta edição, agora em 2012, O TAL pretende atingir um número maior de participação dos estudantes das escolas públicas estaduais da Bahia.
Os jurados avaliam 4 itens nos textos que são apresentados: Clareza textual, criatividade, estética(beleza) e originalidade, atribuindo nota de 0 a 5 pontos.

Público


Teve ainda uma exposição de quadros.





Agradecimentos:

Direção, professores, alunos e funcionários da escola que se empenharam para realizar o evento;
Jurados, pela contribuição;
Público em geral;
Secretaria Municipal de Educação;
Mairi Silk

Da Redação: Mairi-Fm

Postar um comentário

0 Comentários