Situação crítica em Mairi.


Mairi é um dos 257 municípios baianos que estão em situação de emergência devido a seca. A estiagem prolongada é considerada uma das piores dos últimos 47 anos.

Mas os grandes reflexos da seca estão na zona rural do município. O gado que se alimenta em um pasto seco, vem sofrendo sem comida e pouca água. Muitos animais já morreram. Nos meses de março, abril e maio, saíram quase 25 mil animais do município de Mairi, para o oeste e sul da Bahia. Destes, retornaram muito pouco.


Em algumas localidades do município, a palha do licuri, mandacaru, caroço de algodão, milho passado entre outras rações, ainda é a única solução para alimentar os animais. A água é pouca, em várias localidades as grandes aguadas já secaram.

Na sede do município, que é abastecida pela barragem de São José do Jacuípe, a Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa) adotou o racionamento de água. Em algumas ruas, ficam sem abastecimento por mais de 15 dias. 

A CORDEC - Coordenação Estadual de Defesa Civil liberou mais R$ 100 mil para combater a seca no município. O Exercito está a procura de mais carros-pipa para contratar, com o objetivo de ampliar o abastecimento. A água está sendo colocada nas escolas e unidades de saúde, mas não está sendo o suficiente porque os moradores das referidas localidades estão pegando para o consumo em suas residências.

Para colocarar água doce nas residências dos moradores, a dificuldade é muito grande, para isso, o caminhão-pipa tem que buscar na barragem de Pedras Altas, que fica localizada há 70 km da cidade.

Mairi e outros municípios da região estão em situação de emergência há mais de 1 ano, a situação está piorando a cada dia que passa. De acordo com os principais sites de meteorologia do Brasil, no Nordeste, terá chuva nos primeiros dias do mês de novembro deste ano.

Fonte: Agmar Rios
Imagem Ilustrativa: Google

Postar um comentário

0 Comentários