Transporte de urnas eletrônicas para locais de votação terá início nesse sábado (6).


O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) tem trabalhado para garantir que todos os cidadãos tenham direito de participar dos pleitos eleitorais. As equipes do TRE-BA não medem esforços para fazer com que as urnas eletrônicas (UE) – equipamento que garante o registro do voto - cheguem a todos os locais de votação, inclusive aos mais distantes do Estado.

Neste pleito, o TRE-BA assinou contrato com os Correios, empresa responsável por montar a logística do transporte – distribuição e recolhimento - das urnas eletrônicas das 20 zonas eleitorais da Capital, como também dos Municípios de Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ilhéus e Itabuna.  Nas demais cidades baianas, a logística do transporte das urnas é definida pelos Cartórios das Zonas Eleitorais.

Na quinta-feira (4), todas as urnas foram conferidas, e nesta sexta-feira (5), serão colocadas nos carros dos Correios a partir das 14h00, para no sábado (6), a partir das 6h30 começarem a ser transportadas para os locais de votação. Os veículos carregados com as urnas saem do Centro de Apoio Técnico do TRE–BA (CAT), localizado na Via Marginal da BR 324, Rua A, Quadra A, Lotes 16 e 17, Loteamento Porto Seco Pirajá. Para garantir a segurança e integridade da distribuição dos equipamentos, 500 alunos a oficiais da Policia Militar da Bahia (PM-BA), irão participar dos roteiros de transporte.

Com o objetivo de atender eleitores da Ilha de Maré, Ilha Bom Jesus dos Passos e Ilha dos Frades, áreas da 4ª Zona Eleitoral, em Salvador, o transporte será feito por duas embarcações, com saída a partir das 9h00 da Bahia Marina, Avenida Contorno, bairro do Comércio.

 Exemplo de esforço e dedicação para encaminhar os equipamentos

“As pessoas que estão nos lugares distantes têm o mesmo direito das que estão no Centro de exercer seu direito de cidadania. O nosso papel é fazer esse direito se cumprir”, argumenta o Analista Judiciário do TRE – BA, Jacques Luís Martins de Freitas.

Servidor do Regional há seis anos, nas eleições municipais de 2008 ele não mediu esforços para realizar o traslado das urnas eletrônicas para Ilha de Maré. Durante a viagem, o motor da embarcação apresentou problemas, mas foi resolvido a tempo.

Transporte de urnas no interior

Em pelo menos três zonas eleitorais, das 205 existentes no Estado, as urnas eletrônicas são transportadas por via terrestre e fluvial. São elas: Pilão Arcado (Cartório da 195ª Zona Eleitoral) e Sento Sé (Cartório da 96ª Zona). No município de Porto Seguro (Cartório da 122ª Zona Eleitoral), balsas são utilizadas para fazer as urnas chegarem à aldeia Barra Velha e ao Distrito de Caraíva.

Caixa de proteção das urnas

Existe ainda uma caixa plástica, padrão do TSE que é usada para proteger as urnas eletrônicas quando transportadas por via fluvial ou para locais de difícil acesso.

Cobertura do transporte pela imprensa

Os veículos de comunicação que tiverem interesse de acompanhar a saída das urnas do CAT devem chegar ao local às 7h00.

DS

Fonte: http://www.tre-ba.jus.br/noticias-tre-ba/2012

Postar um comentário

0 Comentários