Ipê-amarelo florido no município de Mairi

Foto tirada próximo ao Ponto de Mairi
O ipê-amarelo  é uma árvore originária do Brasil  e muito utilizada em projetos de paisagismo. Apresenta-se em “subespécies” com floração amarela, branca e roxa. Está distribuída em quase todo o território nacional, apesar de sua raridade. Essas fotos foram tiradas nesta sexta-feira, 9 de novembro de 2012, na Fazenda Ipueira e na região do Ponto de Mairi.

No inverno, as suas folhas caem dos galhos da árvore que fica inteiramente exposta ao tempo sem nenhuma folha. Na primavera, as folhas renascem cobrindo-a  por completo. Sabe-se que, quanto mais intenso e seco o inverno, posteriormente, na primavera, mais intensa será a quantidade das flores nos galhos.

O ipê-amarelo é da espécie “Tabeluia alba”, o termo “alba” é proveniente de “albus” que significa “branco” em latim, cor presente no processo de renovação das folhas. É natural do semi-árido alagoano, mas conseguiu se adaptar em outros estados do Brasil. O governo do estado do Alagoas, sob Decreto n°6239 , considera a árvore um símbolo do estado.

O ipê-amarelo é uma espécie “heliófita”, ou seja, uma planta adaptada a crescer em ambiente aberto com incidência de luz direta e que perde as folhas em determinada fase do ano.

Os frutos tem uma forma parecida a de uma vagem com grande quantidade de sementes membranáceas esbranquiçadas e aladas. As sementes se dispersam pelo vento. A planta é hermafrodita, tendo a sua frutificação nos meses de setembro, outubro, novembro, dezembro, janeiro e fevereiro. Relativo ao clima, ocorrência em locais de clima tropical, subtropical úmido, subtropical de altitude e temperado. Relativo ao solo, a árvore prefere solos úmidos não muito ondulados.

Foto tirada na Fazenda Ipueira, município de Mairi

Postar um comentário

0 Comentários