Alunos do Colégio Estadual Abelardo Moreira – Mairi/BA participam do 1° ENCONTRO ESTUDANTIL DE CIÊNCIA, ARTE e CULTURA em Salvador

Os alunos construíram álbuns com as aventuras patrimoniais, a partir do projeto Educação Patrimonial e Artística (EPA), aliam imagens e textos que desvendam o patrimônio histórico e artístico e as manifestações culturais dos municípios baianos. O EPA aviva o debate e incrementa as práticas culturais nos campos da história, da arte, da memória, do patrimônio e da juventude, com vistas à identificação e do reconhecimento do patrimônio baiano, à preservação da memória cultural, à apropriação da história e da cultura e à democratização dos espaços e dos saberes históricos.

As Primeiras Aventuras Patrimoniais do EPA foram exibidas na Praça das Artes, no Pelourinho, em SSA, na última quarta-feira, 28/11.

Álbum:
Aspectos da arquitetura colonial na cidade de Mairi: residência da família Oliveira e curiosidades do interior das casas – Equipe Charme Retrô – Reinaldo Rios Alves Júnior (16 anos), Maikon Assis da Cruz (19 anos), Natally Rocha Oliveira (15 anos), Polyana Rocha Oliveira (15 anos), Larissa Leandro Silva Araújo (16 anos), Vítor da Silva Rios (17 anos), Edson da Silva Rios (16 anos) – Colégio Estadual Abelardo Moreira (2º ano do ensino médio) – Direc 17 – Piritiba/BA.
5ª Mostra do AVE – Artes Visuais Estudantis

A 5ª Mostra de Artes Visuais Estudantis é composta de 99 obras de arte produzidas por estudantes nos contextos escolares da rede estadual. O AVE compreende o movimento de produção da obra de arte como um processo de ampliação do conhecimento, aprimoramento do olhar para a dimensão estética e de espaços de interação com outras culturas. Pinturas, grafites, montagens, colagens, esculturas e gravuras são técnicas utilizadas pelos estudantes do ensino fundamental, médio e equivalentes, para revelar suas percepções sobre si e sobre o mundo. Segundo avaliação dos ministérios da Educação e da Cultura e da Organização dos Estados Ibero-americanos e Caribenho, o AVE é uma das cinco experiências de arte mais importantes do País.

Uma das obras finalistas foi Dueto centenário de Gervásio da Cunha Lopes Dias (18 anos), aluno do 2º ano do ensino médio do Colégio Estadual Abelardo Moreira, Mairi/BA – Direc 17 – Piritiba/BA.

A 5ª Mostra do AVE aconteceu na última quinta, 29/11, no Palácio Rio Branco que fica no Centro Histórico de Salvador. A exposição estará aberta ao público até o dia 13/12.

Nos anos de 2010, 2011 e 2012 o Colégio Estadual Abelardo Moreira conseguiu que as obras dos seus estudantes estivessem entre as 99 melhores da Bahia, numa concorrência com quase 1500 escolas da rede estadual.


Postar um comentário

0 Comentários