FEAM realiza audiência com o deputado federal Amauri Teixeira (PT) em Mairi

Na manhã desta sexta-feira, 19 de abril de 2013, foi realizada uma Audiência Pública na cidade de Mairi com a presença do deputado federal Amauri Teixeira (PT), com o objetivo de discutir assuntos sobre a seca, que vem prejudicando os nordestinos.

O evento foi realizado no Espaço Nordeste, organizado pela FEAM - Federação das Associações de Mairi. As pessoas tiveram a oportunidade de apresentar ao deputado suas opiniões e fazer reivindicações.

Estiveram presentes no evento, o presidente da CDL de Mairi Petrucio Bandeira, o vereador Alan, o deputado federal Amauri Teixeira (PT), João Filho presidente da FEAM, Juarez Sena representante da EBDA, presidentes de associações, entre outros representantes do município.
João Filho, presidente da FEAM, agradeceu a presença de todos e entregou ao deputado Amari um Oficio solicitando alguns meios de combate a seca. Segundo ele, as famílias vêm sofrendo por causa da seca. "Ouço muitos relatos de amigos do campo, as famílias vem sofrendo e dizendo que vão vender suas propriedades e se retirar da área rural. Isso não pode acontecer, queremos manter o homem do campo produzindo e mantendo suas famílias”, disse João Filho.

No Oficio, João Filho solicita uma barragem para Mairi, cisternas, sinal de celular de Angico e Ponto de Mairi, perfurar mais 3 poços artesianos, construção de galpão para armazenar cereais entre outras solicitações. O deputado recebeu uma carta elaborada pelo CODES solicitando a construção de um armazém da Conab no Território de Identidade Bacia do Jacuípe para atender os agricultores da região, pois os mesmos estão com dificuldade para a aquisição do milho em outros armazéns, anistia das dívidas dos agricultores familiares entre outros assuntos.
Alan e Petrúcio
O vereador Alan disse que nunca visualizou uma situação dessas no município de Mairi. Segundo ele, o comércio de Mairi não vende mais, quem tem pequeno comércio nos povoados e distritos, já estão fechando as portas porque o povo não tem dinheiro para pagar, ou só vende fiado. “Nós estamos vivendo hoje basicamente com dinheiro da prefeitura, da Previdência Social ou do Bolsa Família, a situação é de calamidade", disse Alan.

Ainda segundo Alan, o governo tem que desburocratizar e reconhecer o estado de calamidade pública. O governo federal e estadual tem que buscar a ADAB e a EBDA e transferir o dinheiro direto para os produtores rurais de forma direta e rápida, para não ficar esperando as burocracias dos bancos no atendimento.
Juarez Sena, João Filho e o deputado Amauri
O deputado Amauri parabenizou João Filho, presidente da FEAM, pela atuação na associação, sempre indo a Jacobina levar demandas, solicitando ações a exemplo de perfuração de poços, limpeza de tanques, questão da água, ração, créditos emergenciais entre outros. O deputado parabenizou o vereador Alan pelo belíssimo discurso e disse que um dos principais problemas é a burocratização. "O vereador Alan está certo, nós estamos vivendo uma calamidade, não há nada mais dramático nos últimos 50 anos que essa seca", disse Amauri.

O deputado completou dizendo que tem que ter um programa de recomposição de rebanho, porque a pessoa que tinha 30 vacas, agora só tem 3. Ele falou que já viu uma pessoa tocando só uma vaca na estrada. Nesse momento, Amauri ficou emocionado. Segundo ele, quem está tocando uma vaca, significa que perdeu o rebanho todo, e se perdeu o rebanho todo, deixou de vender leite e não tem como pagar a dívida que está devendo ao banco.

Os produtores da região atravessam grandes dificuldades em função da seca, considerada a mais severa dos últimos cinquenta anos e que continua a se prolongar. A demora na concessão do crédito para os produtores rurais tem agravado ainda mais a situação de quem atravessa o problema, pois sem o crédito eles não conseguem voltar a produzir.
No dia 10 de maio, Amauri falou que estará mais uma vez na cidade de Mairi com as presenças do Secretário da Agricultura, delegado do MDA, superintendente do Banco do Nordeste, representantes do ministério de Brasília, da Embasa, entre outros órgãos, para uma audiência mais ampla com o objetivo de ter uma resposta mais concreta e imediata porque ninguém aguenta mais esperar.

Juarez Sena, representante da EBDA, parabenizou o deputado Amauri Teixeira por está defendendo o homem do campo e parabenizou João Filho presidente da FEAM por ter organizado a Audiência Pública sobre a Seca. Juarez disse que se não fossem os programas dos governos Federal e Estadual, a exemplo do  Bolsa Estiagem, Bolsa Família, Garantia Safra entre outros, os municípios pequenos da região estavam igual o Haiti. Segundo ele, se não fossem esses programas, tinha muita gente passando fome e pedindo esmola. Juarez aproveitou a oportunidade para cobrar o projeto da água de Mairi que será da barragem de Pedras Altas que ainda não saiu.

Postar um comentário

0 Comentários