Ipê-amarelo florido em Mairi

O ipê-amarelo  é uma árvore originária do Brasil  e muito utilizada em projetos de paisagismo. Apresenta-se em “subespécies” com floração amarela, branca e roxa. Está distribuída em quase todo o território nacional, apesar de sua raridade. 

Essas fotos foram tiradas nesta terça-feira, 22 de outubro de 2013, em frente a Associação Beneficente Centro Assistencial Betânia, localizada no bairro Reviver, na cidade de Mairi.

Foto tirada do Auto Posto Mairi
No inverno, as suas folhas caem dos galhos da árvore que fica inteiramente exposta ao tempo sem nenhuma folha. Na primavera, as folhas renascem cobrindo-a  por completo. Sabe-se que, quanto mais intenso e seco o inverno, posteriormente, na primavera, mais intensa será a quantidade das flores nos galhos.

O ipê-amarelo é da espécie “Tabeluia alba”, o termo “alba” é proveniente de “albus” que significa “branco” em latim, cor presente no processo de renovação das folhas. É natural do semi-árido alagoano, mas conseguiu se adaptar em outros estados do Brasil. O governo do estado do Alagoas, sob Decreto n°6239 , considera a árvore um símbolo do estado.

O ipê-amarelo é uma espécie “heliófita”, ou seja, uma planta adaptada a crescer em ambiente aberto com incidência de luz direta e que perde as folhas em determinada fase do ano.

Os frutos tem uma forma parecida a de uma vagem com grande quantidade de sementes membranáceas esbranquiçadas e aladas. As sementes se dispersam pelo vento. A planta é hermafrodita, tendo a sua frutificação nos meses de setembro, outubro, novembro, dezembro, janeiro e fevereiro. Relativo ao clima, ocorrência em locais de clima tropical, subtropical úmido, subtropical de altitude e temperado. Relativo ao solo, a árvore prefere solos úmidos não muito ondulados.

Postar um comentário

0 Comentários