Aprovado na Ufba, Reinaldo de Mairi sonha com bolsa para seu curso prioritário

Prouni oferece mais de 3 mil bolsas em 88 cursos em Salvador
A maratona do estudante Reinaldo Júnior, 17 anos, para conseguir vaga em uma universidade teve o primeiro resultado positivo ontem, quando ele viu que foi aprovado na Universidade Federal da Bahia (Ufba) pelo Sistema Único de Seleção Unificada (Sisu).

Mas Reinaldo ainda quer mais. Por isso, já se inscreveu para concorrer a uma das bolsas do Programa Universidade Para Todos (Prouni), do Ministério da Educação (MEC). Apesar de estar passado para o curso de Engenharia de Controle e Automação de Processos da Ufba, o jovem sonha mesmo com Engenharia Mecatrônica - oferecido apenas em faculdades privadas. “Sem uma bolsa, não teria como pagar a mensalidade”, diz. 

Desde ontem, Reinaldo e quem mais quiser uma chance de estudar em uma instituição de ensino superior particular sem precisar arcar com os custos disso (ou pagando uma mensalidade bem mais camarada) pode se inscrever para disputar uma das bolsas oferecidas pelo governo federal.

Em todo o Brasil, são 191,6 mil benefícios para 25.900 cursos. Das bolsas, 68,6% são integrais. Se comparado com o primeiro semestre de 2013, o número total de ofertas aumentou 18% em todo o país. No meio disso tudo, até que os baianos estão bem servidos: por aqui, são 8.929 bolsas integrais ou parciais. 

Assim, a Bahia ocupa o sexto lugar no ranking dos estados com maior número de auxílios concedidos pelo programa. Só em Salvador, são 3.357 bolsas para 88 opções de curso. 
Regras Para que o estudante concorra a uma das bolsas integrais, é preciso comprovar uma renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Já as bolsas parciais requerem uma renda familiar máxima de até três salários mínimos por pessoa. 

Entre as bolsas parciais e integrais estão incluídas bolsas adicionais, que são exclusivas para novos estudantes de cada universidade - assim, não pode ser beneficiado com essa bolsa estudantes que já estejam matriculados em algum curso da instituição que oferece o benefício. 

Assim como na disputa pelas vagas do Sisu, a concorrência por uma das bolsas também será acirrada, já que a Bahia teve o terceiro maior número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 (543.051). Os candidatos precisam ter conseguido um desempenho superior a 450 pontos no Enem, além de não ter zerado a redação.

Se você quer entrar na disputa, mas não sabe nem por onde começar, a tabela ao lado dá uma ajuda. Estão listados os cinco cursos com mais bolsas disponíveis em Salvador, além das sempre disputadas engenharias e Medicina. 

Reinaldo, por exemplo, já sabe que quer Engenharia Mecatrônica. Mas, na capital baiana, há 12 diferentes habilitações de engenharia que ofertam, juntas, 474 bolsas do Prouni. “Engenharia é muito concorrido e só vamos ver a nota de corte amanhã (hoje). Já estou ansioso, porque preciso da bolsa integral”, diz o garoto.

Na Unifacs, onde ele está tentando a bolsa, a mensalidade chega a R$ 1.005 no turno matutino. “Se não for aprovado (no Prouni), acho que ficarei na segunda opção de curso mesmo, na Ufba”. 
Ele pelo menos já tem a aprovação na Ufba. A operadora de telemarketing Alane Santos, 25, não pode contar com isso. “Como minha nota foi baixa no Enem, achei que nem adiantaria tentar o Sisu. Esperei o Prouni e me inscrevi para o curso de Gestão em Recursos Humanos”, disse ela, que ficou com pontuação final de 500 no Enem. 

No entanto, Alane também tem alguma sorte a seu favor na briga. Somados, os cursos de Gestão, incluindo vertentes como Recursos Humanos, Financeira e Hospitalar, disponibilizam 343 bolsas. “Se eu conseguir uma bolsa parcial, vai me ajudar bastante”, diz Alane.

Carreira
Pelos cursos escolhidos, ela e Reinaldo têm boas chances de ter uma carreira bem-sucedida. Segundo a presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos - seção Bahia (ABRH-BA), Ana Cláudia Athayde, os cursos que oferecem mais bolsas são de áreas promissoras do mercado de trabalho. 

“São áreas com grande demanda de profissionais. No caso dos cursos de Gestão, temos dificuldade de encontrar profissionais com perfil de liderança”. Depois da inscrição, é bom se ligar: a primeira chamada sai no dia 20 e a segunda lista no dia 3 de fevereiro.

Serviço
Inscrições começaram ontem e vão até as 22h59 (horário da Bahia) de sexta-feira, somente pelo site www.siteprouni.mec.gov.br
- Podem participar estudantes que tenham nota maior que 450 no Enem 2013 e que não tenham tirado zero na redação. Também é preciso ter renda familiar bruta de até três salários mínimos por pessoa, de acordo com a bolsa pretendida
- É possível escolher até duas opções de curso, instituição e turno. O estudante pode alterar as opções até o final da inscrição

Clique na imagem para ampliar
Correio24horas

Postar um comentário

0 Comentários