AMPED e AABB realizam “Tarde Interativa” para as pessoas com deficiência do município de Mairi

Nesta sexta-feira, 28 de março de 2014, a AMPED - Associação Mairiense de Pessoas com Deficiência, juntamente com AABB - Associação Atlética Banco do Brasil de Mairi, realizaram uma “Tarde Interativa” especialmente para as pessoas com deficiência do município.

O evento foi realizado na AABB de Mairi, onde reuniu cerca de 200 pessoas de várias idades, com o objetivo de proporcionar momentos de lazer para as pessoas com deficiência.

Estiveram presentes a presidente da AMPED, Adriana Bispo, a estagiária de Serviço Social, Patrícia Ferreira, o presidente da AABB, Anésio Neves, a equipe da AABB Comunidade, o vereador Tadeu Pacheco, populares e familiares das pessoas com deficiência. Anésio Neves disse  que a  AABB e AMPED estão unidas com o propósito de trazer o pouco de alegria e de lazer para todos.
Aconteceram palestras, depoimentos, banho de piscina, sorteio de brindes e lanche. Algumas pessoas que nunca tiveram a oportunidade de tomar banho de piscina, tiveram esta experiência pela primeira vez, ficaram felizes e se divertiram bastante.
No momento dos sorteios, Mateus Rios, Adalton Lima e Erisvaldo Gonçalves, ganharam tratamentos dentários completos ofertados por Dr. Wallace. Nos outros sorteios, Marcos da Latinha ganhou uma cesta básica ofertada pelo Comercial Matos e outras pessoas ganharam outros brindes ofertados pelo Comercial Regis.

O lanche foi oferecido pela AABB e a distribuição de ovos de páscoa foi feita pela AMPED e AABB. O evento ainda contou com o apoio da prefeitura e João Filho da JF Publicidade que disponibilizou o seu carro de som.

A AMPED é uma ONG – Organização Não Governamental, sem fins lucrativos, fundada em 2009, com a missão de contribuir para inclusão social de pessoas com deficiência, envolvendo também seus familiares e demais pessoas da comunidade.

Até o 1º semestre de 2013, trabalhava apenas com a mobilização das pessoas, promovendo fórum, palestras, reuniões nas comunidades e participando dos movimentos de pessoas com deficiência no Estado da Bahia. Em 2013, pasou a fazer atendimento ao publico, tais como encaminhamentos aos órgãos municipais e estaduais para:

• Tirar carteira de Passe Livre Intermunicipal e Interestadual;
• Aquisição do BPC/LOAS – Benefício de prestação Continuada (benefício social do INSS);
• Reabilitação no CEPRED – Centro Estadual de Prevenção e Reabilitação de Deficiências, no Hospital SARAH, dentre outros. Tal reabilitação inclui também aquisição de:

a) Cadeira de rodas;
b) Aparelho auditivo;
c) Bengala;
d) Andador; e
e) Bolsa de Ostomia.

A AMPED ainda está se estruturando para oferecer atividades educativas, atendimento psicanalítico, dentre outros. No momento, a AMPED também contribui para:

a) A formulação e controle das políticas públicas de promoção dos direitos da pessoa com deficiência no Estado da Bahia, ocupando cadeira no COEDE – Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência;

b) A humanização do Sistema Único de Saúde, fazendo parte do Comitê de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS na Bahia;

c) O controle social no município de Mairi, como integrante dos Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o de Saúde.

Postar um comentário

0 Comentários