No município de Mairi, a Campanha de Vacinação contra Paralisia Infantil e Sarampo inicia nesta sexta-feira

Com o objetivo de manter elevada a cobertura vacinal contra a Paralisia Infantil (Poliomielite), visando evitar a reintrodução do vírus no país (que está sem a doença desde 1990), consequentemente em nosso município, e, paralelamente a isso, resgatar menores de cinco anos, ainda não vacinados, e corrigir a falha primária da vacinação contra o Sarampo, a Gestão Construindo uma Nova História, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizará no período de 07 a 28 de Novembro de 2014, a Campanha de Vacinação em prol do combate dessas doenças.

No município de Mairi, a população a ser vacinada é de 1.291 crianças. A meta mínima é vacinar 95% desse público-alvo. No Brasil, a meta do Ministério da Saúde é imunizar 12,7 milhões de crianças, em mais de 100 mil postos do Sistema Único de Saúde.

A poliomielite é uma doença contagiosa que afeta principalmente crianças com menos de 5 anos. Ela pode causar paralisia em algumas horas e, em alguns casos, ser fatal. O Brasil não registra casos da doença há 25 anos.

O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A única forma de prevenção é por meio da vacina.

Devido à feira livre no sábado (08/11), o dia D será antecipado para sexta-feira (07). No dia 08 de Novembro, Dia Nacional de Vacinação, para a realização da campanha, estará aberta a Unidade de Saúde da Família Dilton Oliveira situada no bairro do Coqueiro e no dia 22 de novembro será a vez da Unidade Saúde da Família Maria Marlene situada no bairro da Lapinha, onde os renomados profissionais de saúde do nosso município estarão disponíveis para receber a população mairiense.

Seu filho pode ser supersaudável. Conduza seu super-herói para ser vacinado na Unidade de Saúde mais próxima de sua casa e proteja-o. Não esqueça de levar a caderneta de vacinação.

Criança saudável é criança vacinada!!

Fonte: Ascom - Prefeitura Municipal de Mairi

Postar um comentário

0 Comentários