Pesquisa do Ibope mostra que maior audiência da Voz do Brasil está nas grandes cidades Brasília – Programa tem 9,4% de audiência na Grande São Paulo


Uma pesquisa do Instituto Ibope realizada em julho de 2013 e divulgada este mês mostra que o programa A Voz do Brasil tem maior audiência nas grandes cidades, ao contrário do que os defensores do programa argumentam. A Grande São Paulo é a região onde mais se ouve o programa, seguido de Porto Alegre e Belo Horizonte. 
 
A Grande São Paulo lidera o ranking com 9,4% dos ouvintes. Em seguida aparecem Porto Alegre com 9% e Belo Horizonte com 7,9%. Os dados contradizem os discursos pela manutenção do programa às 19 horas. Segundo os defensores da transmissão no horário atual, a flexibilização do programa prejudicaria as populações menos favorecidas, agricultores que dormem cedo e cidades mais distantes dos grandes centros.
 
A Abert defende a flexibilização do horário da Voz do Brasil em três horas, para que o programa atenda melhor às necessidades dos ouvintes em cada região do Brasil. Para o diretor geral da Abert, Luís Roberto Antonik, a flexibilização “respeitaria as realidades locais e regionais, dando a cada emissora a autonomia de se fazer ouvir e obter êxito na transmissão de sua programação consequentemente dando mais oportunidade às pessoas ouvirem a Voz do Brasil”.
 
Desde 2003 tramita no Congresso Nacional o Projeto de Lei 595/2003 da deputada Perpétua Almeida (PCdoB/AC) que mantém a obrigatoriedade de transmissão, mas flexibiliza entre 19h e 22h o horário para ser veiculado o programa. Foram feitos vários requerimentos para a inclusão do projeto na pauta de votação, porém, não foram apreciados.
 
As rádios experimentaram um período de flexibilização durante a Copa do Mundo, entre junho e julho deste ano. A Medida Provisória sancionada pela presidente Dilma Rousseff permitiu que as rádios iniciassem a transmissão do programa até às 21 horas. Radiodifusores pressionaram o Congresso Nacional para que transformasse a MP em lei, porém, a medida não foi votada e a medida perdeu a eficácia. 
 
Com informações da Abert

Fonte:  http://tudoradio.com

Postar um comentário

0 Comentários